Missão: Impossível – Acerto de Contas: Como foram feitas as cenas de ação no novo filme?

Capa da Publicação

Missão: Impossível – Acerto de Contas: Como foram feitas as cenas de ação no novo filme?

Por Gus Fiaux

Neste mês de julho, teremos o lançamento de Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1, o novo capítulo da saga de ação e espionagem protagonizada por Tom Cruise no papel do agente especial Ethan Hunt. E mais do que nunca, o ator se esforçou para criar sequências épicas, perigosas e desafiadoras — e o melhor, com pouquíssimos efeitos digitais!

O realismo e o senso de perigo sempre guiaram a franquia Missão: Impossível nos cinemas, dando ao público um gostinho da adrenalina conforme Tom Cruise, a grande estrela da saga, faz todo tipo de façanha frenética diante das câmeras.

Acerto de Contas: Parte 1 não será diferente, e promete trazer algumas das sequências mais engenhosas de toda a franquia, sobretudo as cenas envolvendo uma batalha em cima de um trem em movimento e a perigosa corrida de moto — ambas sequências bem divulgadas nos trailers e materiais promocionais do filme.

Mas você sabe como elas foram feitas?

Ethan Hunt enfrenta um inimigo em cima de um trem em movimento (Paramount Pictures: Reprodução)

Luta no trem

Como vimos pelos trailers divulgados, uma das sequências mais esperadas do filme envolve Ethan Hunt dando seu melhor para enfrentar Gabriel, o terrorista interpretado por Esai Morales. O problema? Os dois estão em cima de um trem em movimento, em uma altíssima velocidade, e precisam desviar de obstáculos e tomar cuidado para não caírem.

Em entrevista cedida à revista Empire, o diretor Christopher McQuarrie reconhece que essa foi uma das cenas mais desafiadoras do longa, sobretudo pelo grau de realismo das filmagens, que contaram com uma alta variedade de efeitos práticos:

“Todos os dias no trem foram exaustivos. O trem só nos drenou, mas de uma forma positiva. Nós estamos fazendo um filme que envolve sequências que não são mais gravadas com efeitos práticos atualmente, e isso não tem sido assim por um longo, longo tempo. A sequência que estamos filmando não é exceção. E como a maioria das coisas em Missão: Impossível, se soubéssemos do desafio que seria quando começamos, nem sequer teríamos feito.”

Apesar de só estar chegando aos cinemas agora, Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1 começou sua produção em 2020, e foi diretamente afetado pela pandemia do COVID-19, com as filmagens passando por uma fase de adequação às novas medidas sanitárias. Por isso, as filmagens da sequência do trem só começaram em abril de 2021.

Uma locomotiva real foi destruída durante as gravações do longa (Paramount Pictures: Reprodução)

A cena em questão se passa nos Alpes Suíços, mas as gravações aconteceram no vilarejo de Levisham, em Yorkshire do Norte, na Inglaterra, como revela a BBC. A sequência toda parece ser bem eletrizante, já que traz um trem vindo a 97 km/h, enquanto passa por uma ponte explodida.

McQuarrie, que dirigiu os dois filmes anteriores da saga, Nação Secreta Efeito Fallout, conta em entrevista ao Entertainment Weekly que a ideia partiu dele, enquanto Tom Cruise deu a sugestão da outra grande cena de ação do longa:

“No começo da produção, eu disse a Tom: ‘O que você quer fazer?’. Ele disse: ‘Eu quero pilotar uma moto até um penhasco. O que você quer fazer?’ e eu disse: ‘Eu quero destruir um trem’.”

A sequência acabou gerando polêmicas na Polônia, após a imprensa noticiar que o diretor planejava usar (e destruir) uma ponte de 111 anos no país. Posteriormente, o próprio McQuarrie confirmou que isso nunca foi planejado, e que a ideia inicial era apenas detonar algumas partes não seguras da ponte, que teria que passar por reformas de qualquer maneira para permitir acesso à visitação pública.

O mais curioso sobre toda a sequência é que ela seria, de acordo com o The Wall Street Journal, uma homenagem a uma das cenas mais caras já filmadas na história do cinema mudo: o clímax de A General, filme de 1926 co-dirigido e estrelado por Buster Keaton. Na cena em questão, uma ponte no Oregon colapsa sob um trem em velocidade.

Tom Cruise fez uma façanha inacreditável, pulando com uma moto em um penhasco (Paramount Pictures: Reprodução)

O salto na moto

Porém, se Christopher McQuarrie teve que esperar mais de um ano para ver sua cena de ação dos sonhos ganhando forma, Tom Cruise não precisou aguardar tanto tempo. Na verdade, o astro realizou seu salto impossível com uma moto — bem dentro de um penhasco — logo no primeiro dia de filmagens do longa, em setembro de 2020.

Em um vídeo dos bastidores divulgado pela Paramount Pictures, descobrimos que o próprio Cruise coordenou todos os técnicos que trabalhariam na sequência, e o preparo para as filmagens durou mais de um ano. Tudo começou com Cruise treinando saltos de paraquedas, para poder se acostumar com o equipamento, e para a equipe de filmagens poder preparar as melhores tomadas em queda livre. Só nesse processo, Cruise chegou a fazer cerca de 500 saltos.

Depois dos treinos de paraquedas, Cruise passou um bom tempo praticando motocross. A equipe de produção criou uma pista para o ator, onde ele podia dar saltos de até 24 metros de distância. E se essa preparação parece demais, é porque Cruise e McQuarrie queriam atingir a perfeição visual nas sequências.

E não acabou por aí! Antes das filmagens propriamente ditas, a equipe de produção montou um simulacro da rampa na Inglaterra, onde Cruise pôde praticar mais algumas vezes antes de partir para a gravação final.

Para fazer a cena ficar perfeita, Cruise passou por um bom processo de treinamento e preparação (Paramount Pictures: Reprodução)

Filmada no condado de Hellesylt, na Noruega, a sequência foi um desafio em termos logísticos. Para construir toda a rampa na locação, a equipe precisava trazer todos os equipamentos através de helicópteros, o que fez com que todo o cenário fosse construído.

E engana-se muito quem pensa que apenas uma vez é o bastante. Para fazer a cena ficar perfeita, Tom Cruise não só saltou uma única vez do penhasco. No dia das filmagens, ele chegou a repetir a filmagem seis vezes, sempre com pequenos ajustes em cada decolagem.

Você pode inclusive conferir o featurette que explica essa sequência, abaixo:

Tudo isso mostra que Acerto de Contas: Parte 1 será um dos filmes mais ambiciosos e arriscados da franquia — e não só por seus momentos explosivos. O próprio Christopher McQuarrie já disse em entrevista que o desafio maior é tratar com profundidade dos personagens e das histórias, sem comprometer a ação no processo:

“Quando você tira a ação desses filmes de ação, há personagens e histórias muito tênues. Eu disse ao Tom: ‘Olha, eu quero fazer o que fizemos em ‘Efeito Fallout’, mas levar um pouco além disso. Nós já sabemos que isso significa que o filme será ainda maior, então vamos fazer um filme maior e dividi-lo em duas partes. Estamos contando uma história muito maior e pungente sobre Ethan [Hunt] e a sua equipe, e isso é bem mais profundo do que os capítulos anteriores da saga, sem comprometer a ação.”

Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1 chega aos cinemas brasileiros no dia 13 de julho. A direção do longa fica por conta de Christopher McQuarrie, e o elenco é encabeçado por nomes como Tom CruiseVing RhamesEsai MoralesHayley AtwellRebecca FergusonSimon Pegg Vanessa Kirby. Vale notar que a segunda parte dessa história chega aos cinemas em junho do ano que vem.

Missão: Impossível – Acerto de Contas, Parte 1 estreia no dia 12 de julho, garanta seus ingressos aqui.

Abaixo, confira também: