Marvel revela nova origem para o Noturno nos quadrinhos com um pai LGBTQ+

Capa da Publicação

Marvel revela nova origem para o Noturno nos quadrinhos com um pai LGBTQ+

Por Gus Fiaux

Um dos personagens mais queridos do universo mutante, o Noturno teve uma história de origem que é motivo de controvérsia para os fãs até hoje. Enquanto muitos acreditavam que ele seria filho do demônio Azazel, acaba de ser revelado pela Marvel Comics a história definitiva do herói – e quem são seus genitores.

Em X-Men Blue: Origins #1 (escrito por Si Spurrier e ilustrado por Wilton Santos Marcus To), Noturno – que agora está se disfarçando como Homem-Aranha, para fugir de toda perseguição contra os mutantes – acaba se encontrando com Mística, sua mãe, e finalmente tem a chance de confrontá-la sobre sua própria origem.

A trama reconta um pouco da história original do mutante, na qual Mística se disfarça como a esposa de um barão na Europa, e posteriormente desenvolve um romance com o demônio Azazel. De acordo com essa “história original”, o demônio teria sido o pai de Noturno, e Mística teria fugido e abandonado a criança logo em seguida.

Mística conta a Noturno como foi sua concepção (arte de Wilton Santos e Marcus To).

No entanto, a revista subverte esse momento ao revelar que Mística, na verdade, se transformou em um homem e engravidou sua própria amante, a mutante Sina. Com seus poderes precognitivos, Sina teve uma visão de um futuro no qual Azazel governaria o mundo, e para isso usaria seu filho como arma perfeita.

Portanto, Mística passou anos iludindo o demônio e fazendo-o crer que Noturno era seu filho, quando na verdade, a criança era fruto de sua relação com Sina. Nesse processo, também descobrimos que Mística não só pode mudar sua própria aparência física, como também seu próprio material genético – motivo pelo qual, mesmo tendo nascido como uma mulher, ela é capaz de inseminar Sina com espermatozoides.

Mística e Sina são as mães biológicas de Noturno (arte de Wilton Santos e Marcus To).

Ainda descobrimos que Mística pediu ao Professor X para mexer em sua mente, para fazê-la acreditar que o jovem Noturno seria seu filho com Azazel – protegendo, assim, a identidade de Sina.

Vale ressaltar que esse foi um dos planos originais do próprio criador do personagem, Chris Claremont. Em suas ideias iniciais, ele queria que Noturno fosse fruto do relacionamento entre Mística e Sina – mas a ideia foi barrada pela Marvel na época, já que casais LGBTQIA+ não eram tão normalizados nos quadrinhos quanto são atualmente.

Essa revelação muda nossa perspectiva sobre a relação de Mística Noturno, e promete um aprofundamento para os personagens. Agora, resta saber se o mutante vai atrás de sua outra mãe, Sina, com quem nunca teve uma relação muito próxima nos quadrinhos.

X-Men Blue: Origins #1 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de lançamento no Brasil.

Abaixo, confira também: