Martin Scorsese diz que lançamento simultâneo de Barbie e Oppenheimer foi “especial”

Capa da Publicação

Martin Scorsese diz que lançamento simultâneo de Barbie e Oppenheimer foi “especial”

Por Flávia Pedro

Após o mundo passar por uma pandemia que afastou todos das salas de cinema e atrapalhou diversas produções cinematográficas, 2023 foi um ano onde as coisas parecem estar voltando ao normal para o mercado cinematográfico. Martin Scorsese, por exemplo, reconheceu como possíveis responsáveis para isso os filmes Barbie, de Greta Gerwig, e Oppenheimer, de Christopher Nolan, dizendo que o fenômeno causado pelo lançamento simultâneo — apelidado carinhosamente de Barbieheimer‘ — foi “especial”.

Martin Scorsese é um renomado diretor de Hollywood que está retornando aos cinemas com seu mais novo projeto: Assassinos da Lua das Flores, estrelado por Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone. O filme conta uma história baseada em fatos, onde uma série de assassinatos ocorrem em Oklahoma na década de 1920. Com a proximidade de sua estreia nos cinemas mundiais, Scorsese falou sobre a importância que “Barbenheimer” teve para a retomada de grandes bilheterias.

Falando ao Hindustan Times, Scorsese admitiu que ainda não assistiu a nenhum dos dois filmes, mas afirmou ter ficado feliz com o sucesso e os grandes números arrecadados por ambos.

Barbie e Oppenheimer foram fenômenos de bilheteria em julho.

O diretor falou sobre as diferenças entre os dois filmes e como isso pode ter contribuído com os sucessos dos dois:

“Acho que a combinação de Oppenheimer e Barbie foi algo especial. Parecia, odeio esse termo, mas a ‘tempestade perfeita’. Aconteceu na hora certa. E o mais importante é que as pessoas foram assistí-los em um cinema. E eu acho isso maravilhoso.”

E continuou:

“A forma como se encaixou perfeitamente – um filme com tanto valor de entretenimento, puramente com cores brilhantes – e um filme com tanta severidade e força, e praticamente sobre o perigo do fim da nossa civilização – você não poderia ter mais filmes opostos para trabalhar juntos. Oferece alguma esperança de que surja um cinema diferente, diferente do que tem acontecido nos últimos 20 anos, além do grande trabalho que está sendo feito no cinema independente. Sempre fico chateado com isso, os filmes independentes sendo relegados a ‘indies’. Filmes que só um certo tipo de pessoa gostaria. Basta mostrá-los em uma pequena tela em algum lugar.”

Vale lembrar que Barbie se tornou a maior bilheteria do ano com US$ 1,4 bilhões, e Oppenheimer fez um faturamento de US$ 939 milhões. Enquanto isso, Assassinos da Lua das Flores, o novo e aguardado filme de Martin Scorsese, chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de outubro.

Confira também: