E se Light Yagami nunca tivesse encontrado o Death Note?

Capa da Publicação

E se Light Yagami nunca tivesse encontrado o Death Note?

Por Equipe Legião dos Heróis

Death Note é um dos animes mais conhecidos e amados pelo público. Composta por 37 episódios, a obra fez muito sucesso devido à sua trama inteligente, grande dinâmica de protagonista e antagonista, bem como reviravoltas emocionantes. Mas como seria a vida e Light Yagami se ele nunca tivesse encontrado o caderno que dá origem à trama?

Inspirado no mangá escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata, Death Note conta a história de Light, um adolescente responsável e aluno brilhante, que encontra o “Caderno da Morte” e o seu proprietário, um Shinigami chamado Ryuk. Através daquelas páginas, Light consegue matar qualquer pessoa, desde que conheça o seu rosto e escreva o seu nome no caderno. Dessa forma, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa, mas se torna cada vez mais manipulador e impiedoso ao longo de sua cruzada.

Em Death Note: How to Read 13, uma espécie de guia extra da obra, Ohba afirma que se não tivesse encontrado o Death Note, Light provavelmente teria se tornado um dos maiores líderes policiais do mundo. O autor também revelou que existia uma possibilidade do protagonista trabalhar em conjunto com L para solucionar os casos mais difíceis se não fosse o Death Note. De acordo com sua descrição, Light não seria um assassino cruel, e sim uma vítima que teve sua vida arruinada pelo caderno.

Light Yagami segurando o Death Note

Apesar disso, é possível questionar essa afirmação do autor com base no que a história apresenta. Isso porque, ao longo da trama, é mostrado que Death Note em si não faz com que alguém queira matar. Misa Amane, personagem do anime que é apaixonada por Light,  também tinha o poder do caderno de um shinigami, e não matou ninguém além daqueles que o garoto pediu. Dessa forma, é possível argumentar que o Death Note apenas deu a Light a capacidade de concretizar atitudes que, no fundo, ele já gostaria de tomar.

Você concorda com a explicação de Ohba ou acha que Light não era uma vítima? Comente!

Aproveite e leia também: