Afinal, Jujutsu Kaisen está usando inteligência artificial na segunda temporada?

Capa da Publicação

Afinal, Jujutsu Kaisen está usando inteligência artificial na segunda temporada?

Por Flávia Pedro

A segunda temporada de Jujutsu Kaisen está em exibição e, como se tornou uma franquia bastante popular entre o universo dos animes, a propensão para boatos e opiniões aumentam. Exemplo disso é que rumores estão circulando na internet sobre Jujutsu Kaisen estar usando Inteligência Artificial em seus novos episódios. Mas e aí, é verdade ou não?

Respondendo de forma rápida: não, a segunda temporada de Jujutsu Kaisen não está utilizando IA para reduzir os custos de produção. Na verdade, o que está sendo utilizado é para evitar que os fãs que assistem o anime tenham convulsões durante os episódios. Algo inclusive muito comum na indústria.

O boato começou no TikTok, onde a usuária sugeriu que o anime está usando ferramentas de Inteligência Artificial para cortar os gastos em relação às taxas de quadros e conectores. Veja a seguir o vídeo compartilhado no Twitter:

 

Mas isso foi rapidamente desmentido pelos animadores, que afirmaram a utilização apenas do Harding Test. Para quem não sabe, o termo Harding é entendido como um teste automático para uma sequência de imagens que podem provocar epilepsia fotossensível em conteúdos televisivos. Veja a seguir a explicação de um dos profissionais da área de animação:

“Ghosting em anime não é IA”, disse Samuel Deats, diretor de Castlevania, nas redes sociais. “É uma técnica usada para passar no Harding Test, que é um teste que determina o nível de risco de ataques epiléticos. Ghosting existe desde muito antes da atual tecnologia de IA.”

Jujutsu Kaisen, segunda temporada

Então, esse teste usa algoritimos para analisar as taxas de quadros e ele determina se esses quadros contêm sequências de imagem que podem ser prejudiciais. Se uma quantidade de sequências for detectada como problemática, sua transmissão é impedida e em animações esses testes são ainda mais rigorosos. O Estúdio MAPPA, por sua vez, usa ferramentas “Ghosting” para preencher lacunas entre as cenas principais e tornar as sequências de imagem suaves o suficiente para passarem no teste. (via ComicBook)

É um fato que a Inteligência Artificial tem preocupado muitas pessoas ligadas a indústria dos animes, desde os telespectadores aos envolvidos nessas produções. Ainda é impossível saber de que forma essa tecnologia irá afetar o futuro dos animes, mas Jujutsu Kaisen não é uma das séries que está sofrendo com isso.

Confira também: