Jena Malone revela ter sido abusada sexualmente enquanto trabalhava na franquia Jogos Vorazes

Capa da Publicação

Jena Malone revela ter sido abusada sexualmente enquanto trabalhava na franquia Jogos Vorazes

Por Leo Gravena

A atriz Jena Malone revelou que ela foi abusada sexualmente por uma pessoa enquanto trabalhava na franquia Jogos Vorazes. A atriz contou sua história em uma publicação no seu Instagram, explicando que está melhorando aos poucos em um esforço para “fazer as pazes com a pessoa que me violou e fazer as pazes comigo mesma”.

Malone interpretou a personagem Johanna Mason em Jogos Vorazes: Em Chamas, o segundo capítulo da saga nos cinemas e continuou aparecendo nos dois filmes seguintes, tendo se tornado uma das personagens mais amadas da franquia. Em sua publicação, ela colocou uma foto dela na França após as gravações do quarto filme terem acabado.

“Me despedi de todos no set”, ela explicou sobre o momento da foto, e pediu para seu motorista parar para que ela “pudesse chorar e capturar esse momento”. Na publicação ela diz:

“Mesmo que esse tempo em Paris tenha sido extremamente difícil para mim, passando por um término ruim e também tendo sido sexualmente abusada por alguém com quem tinha trabalhado, eu estava cheia de gratidão por esse projeto, as pessoas de quem me aproximei e esse papel incrível que pude interpretar. Uma mistura de sentimentos que apenas agora estou aprendendo a separar. Eu gostaria de que isso não estivesse lidado a um evento tão traumático para mim, mas essa é a selvageria da vida, eu acho. Como segurar o caos dentro da beleza. Eu trabalhei duro para me curar e aprender através de justiça restaurativa, como ficar em paz com a pessoa que me violou e fazer as pazes comigo mesma”. 

Justiça restaurativa é o termo que e refere a um tipo de justiça que procura reparar o mal feito a uma pessoa ao dar a oportunidade daqueles que se sentiram machucados e aqueles que se responsabilizam pela violência se comunicarem e falarem sobre suas necessidades após um crime ser cometido.

Malone deixou claro que ainda é dificl para ela falar sobre a franquia Jogos Vorazes e sua personagem sem “sentir a dor daquele momento, mas estou pronta para seguir em frente e tomar de volta a alegria e realização que sentiu [gravando o filme]”. 

No fim, a atriz falou mandou amor para outros sobreviventes de abuso e disse que seu processo de cura foi “demorado e não-linear”, oferecendo apoio para todos que precisarem.

Em caso de situações de abuso, disque 100 ou ligue para o 180 para denúncias de violações de direitos humanos e procure uma delegacia na sua região. Para receber atendimento ou fazer denúncias pelo WhatsApp, basta enviar mensagem para o número 61 99656-5008. Também é possível ser atendido pelo Telegram, basta digitar “Direitoshumanosbrasil” na busca do aplicativo.