James Mangold, diretor de Logan, explica a vantagem de fazer filmes de super-heróis para adultos

Capa da Publicação

James Mangold, diretor de Logan, explica a vantagem de fazer filmes de super-heróis para adultos

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, os filmes de super-heróis conquistaram o holofote principal de Hollywood, dominando todas as salas de cinema e ganhando abordagens cada vez mais originais. Graças a projetos como DeadpoolLogan ou até mesmo O Esquadrão Suicida, hoje é muito mais fácil produzir adaptações de histórias em quadrinhos para um público mais adulto – e James Mangold explica quais são as vantagens disso.

O diretor de Logan recentemente participou do podcast Happy Sad Confused, onde falou um pouco sobre seu novo filme, Indiana Jones e a Relíquia do Destino. No entanto, ao ser questionado sobre os filmes de super-heróis e a classificação R Rated (que equivale ao +18 por aqui), ele disse que a maior vantagem não está no sexo e no sangue, mas sim na possibilidade de explorar coisas fora do óbvio:

“… minha coisa favorita sobre os filmes R Rated não é que eu posso dizer ‘f*da-se’ ou mostrar pessoas peladas e mais sangue… mas muda a forma como o roteiro é visto. Já no começo [de ‘Logan’], há uma cena de oito minutos entre Patrick Stewart e Hugh Jackman dentro de uma torre de água. Você não pode fazer uma cena de oito minutos entre dois homens de mais de 40 anos, só com diálogos, um deles em uma cadeira de rodas, enquanto os dois falam sobre seus passados em um filme feito para um público mais jovem. O estúdio vai dizer: ‘Eu não sei, ‘Velozes e Furiosos 10’ parece estar falando mais a minha língua. A classificação indicativa repentinamente cria um espaço tremendo mesmo que você não esteja usando isso para o que originalmente foi concebido.”

Na conversa, ele também comentou sobre um de seus projetos vindouros: o filme do Monstro do Pântano, que já foi anunciado e deve fazer parte da nova era da DC Studios nos cinemas. Ao ser questionado se já teria tido reuniões com James Gunn para transformar o filme em R Rated, Mangold disse que não teve nenhuma conversa do tipo.

Cineasta de Logan e Indiana Jones e a Relíquia do Destino está em negociações para dirigir o filme do Monstro do Pântano.

Por outro lado, as declarações de Mangold sobre a classificação indicativa foram vistas com bons olhos pelos fãs, e o cineasta já provou no passado como pode fazer uma história madura, mesmo adaptando um material fonte “próprio para crianças”. Logan se tornou um baita sucesso e, para muitos, é o melhor filme da leva dos X-Men da Fox.

Agora, resta saber como o diretor vai abordar um dos personagens mais curiosos e interessantes da DC Comics, com o Monstro do Pântano. Em entrevistas anteriores, Mangold disse que quer fazer um filme mais independente, ou seja, sem tantas ligações com o resto do Universo DC – e talvez, seja exatamente isso que uma adaptação do herói pantanoso precise!

Logan está disponível no Disney+ e no Star+.

Abaixo, veja também: