J. K. Rowling, autora de Harry Potter, não se preocupa com o seu legado: “Estarei morta”

Capa da Publicação

J. K. Rowling, autora de Harry Potter, não se preocupa com o seu legado: “Estarei morta”

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, J.K. Rowling passou de figura amada pela comunidade LGBTQIA+ a uma detratora ferrenha, sobretudo por suas visões contra pessoas trans – o que tem causado muita turbulência envolvendo os direitos da comunidade transgênero no Reino Unido, dado à influência da autora. E pelo visto, ela não se importa com o que isso atesta sobre seu legado.

Recentemente, estreou lá fora o podcast The Trials of J.K. Rowling, onde a escritora fala sobre a enxurrada de controvérsias em que se meteu ao longo dos últimos anos. Apesar de dizer que nunca teve interesse em magoar as pessoas, ela disse que não se importa com os fãs falando sobre como “destruiu seu próprio legado” (via Variety):

“Eu não ando pela minha casa pensando no meu legado. Sabe, que modo pomposo de viver a vida, andando por aí e pensando: ‘Qual será o meu legado?’ Tanto faz, eu estarei morta. Eu ligo pro agora, eu ligo para os vivos.”

podcast, produzido pela Free Press, agência de mídia fundada por Beri Wess, ex-colunista do The New York Times, tenta traçar paralelos entre as críticas levantadas contra a autora por ativistas da comunidade transgênero e os vários ataques que ela sofreu no começo dos anos 2000, por fundamentalistas religiosos que consideravam seus livros “coisa do diabo”.

As polêmicas de Rowling acabaram resultando várias discussões sobre Hogwarts Legacy, novo jogo do Mundo Bruxo.

Apesar desses comentários, Rowling continua se manifestando contra os direitos de pessoas trans em um momento muito crítico no Reino Unido, onde mudanças na legislação têm dificultado ainda mais a conquista de direitos básicos da comunidade LGBTQIA+.

Rowling então se tornou uma porta-voz de todas as polêmicas associadas ao mundo de Harry Potter e todos seus derivados, especialmente por financiar e dar apoio midiático a grupos de TERFs – Feministas Radicais Trans-Excludentes. Essas polêmicas acabaram levantando diversas discussões sobre Hogwarts Legacy, novo jogo ambientado no Mundo Bruxo, e como os royalties recebidos por ela serão utilizados para prejudicar a vida de pessoas trans.

Abaixo, confira também: