Quem é o irmão do Thor que possui um Mjölnir ainda melhor que ele?

Capa da Publicação

Quem é o irmão do Thor que possui um Mjölnir ainda melhor que ele?

Por Gus Fiaux

A mitologia do Thor sempre foi muito vasta nos quadrinhos, com espaço para muitos personagens interessantes e inimigos formidáveis. A família do Deus do Trovão é cheia de segredos e mistérios, e não é de hoje que a Marvel faz vários retcons ou apresenta novos membros. Um exemplo curioso disso é Red Norvell, personagem criado ainda nos anos 70 e que se tornou um “irmão adotivo” do Filho de Odin.

O personagem apareceu pela primeira vez nas páginas de Thor #273, criado por Roy Thomas John Buscema. Parte de uma equipe de documentaristas enviados a Asgard para fazer um projeto sobre o Reino Dourado, ele logo se tornaria parte dessa mitologia ao se apaixonar por Lady Sif. Manipulado por Loki, ele conquistou o poder de Thor ao roubar vários itens do herói, em Thor #276.

Eventualmente, no entanto, o personagem passou por algumas transformações curiosas de lá para cá. Notando todo o potencial de Norvell, Odin arquitetou um plano e o adotou como seu novo filho. Sua esperança era transformá-lo em um novo Thor – mas seu propósito era bem egoísta: ele queria que Norvell fosse sacrificado no lugar de seu filho legítimo, na profecia que dizia que Thor morreria logo após encontrar Jormungand, a serpente envolta nas raízes de Yggdrasil, a Árvore-Mundo.

Norvell nos quadrinhos.

Esse plano se formulou desde que Odin percebeu que Norvell era capaz de empunhar o Mjölnir. Por conta disso, em Thor #478, de 1994, o Pai-de-Todos deu ao seu novo “filho” um martelo ainda mais poderoso. Conhecido como o Martelo da Guerra, a arma de Norvell possuía todos os poderes essenciais do Mjölnir, como o dom de controlar tempestades e trovões, além de impulsioná-lo para voar e sempre retornar para sua mão.

Porém, o martelo também conta com um bônus: ele não possui o feitiço que impede que “indignos” o usem. Isso significa que Norvell nunca precisou se preocupar em perder sua dignidade e o controle sobre a arma, algo que já aconteceu com Thor mais de uma vez. O Martelo da Guerra também parece ser mais poderoso com certos dons específicos, como a capacidade de abrir buracos no tempo e espaço, sendo mais preciso que o Mjölnir nesse sentido.

Norvell acabou enlouquecendo e se voltando contra Thor Odin, mas eventualmente se recuperou e voltou a ser um campeão para Asgard, embora não tenha cumprido seu propósito original. Thor já morreu e ressuscitou mais de uma vez, e Norvell recentemente teve seu fim pelas mãos de Donald Blake, que se tornou um assassino revoltado e decidido a se vingar dos deuses asgardianos.

Abaixo, veja também: