Indiana Jones: Nova espécie de cobra é nomeada em homenagem ao ator Harrison Ford

Capa da Publicação

Indiana Jones: Nova espécie de cobra é nomeada em homenagem ao ator Harrison Ford

Por Pedro Carrijo

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de cobra nas montanhas dos Andes do Peru e a nomearam como Tachymenoides harrisonfordi, em homenagem ao ator Harrison Ford. Seu novo nome foi publicado nesta terça-feira (15) na revista científica chamada Salamandra, conforme divulgado pelo The Hollywood Reporter .

A homenagem remete a uma clássica linha de diálogo do personagem Indiana Jones no filme Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981: “Cobras. Por que tinha que ser cobras?”.

A nova espécie de cobra é descrita como um tipo que mede 16 polegadas de comprimento, de coloração marrom-amarelada pálida com manchas pretas espalhadas, barriga preta e uma faixa vertical sobre o olho cor de cobre. 

Tachymenoides harrisonfordi, cobra nomeada em homenagem a Harrison Ford

De acordo com os pesquisadores, eles nomearam a cobra em homenagem ao ator de 81 anos com o intuito de prestigiar sua defesa ambiental de décadas, evidenciada por seu papel como vice-presidente da Conservation International, uma organização que divulgou as notícias e outros trabalhos ecológicos.

Falando sobre a descoberta e a homenagem, Harrison Ford ressaltou a importância de preservar a natureza:

“Esses cientistas continuam batizando criaturas com meu nome, mas são sempre as que aterrorizam as crianças. Eu não entendo. Passo meu tempo livre fazendo o sinal da cruz. Eu canto canções de ninar para minhas plantas de manjericão, para que elas não tenham medo da noite… Neste planeta, todos os destinos estão interligados e, neste momento, um milhão de espécies estão à beira do esquecimento. Temos um mandato existencial para consertar nosso relacionamento rompido com a natureza e proteger os lugares que sustentam a vida.”

Um dos pesquisadores e professor de biologia na Universidade Wesleyan de Illinois, Edgar Lehr, disse que a equipe toda está “honrada” por Ford ter aceitado o novo nome da espécie e destacou que a descoberta é extremamente importante para a crise da biodiversidade, já que, no ano passado, especialistas da Conservation International publicaram um estudo revelando que um quinto dos répteis do mundo está ameaçado de extinção.

O que vocês acharam da homenagem? Conte nos comentários!

Aproveite e veja também: