Homem-Aranha Através do Aranhaverso: Produtor e animadores denunciam condições abusivas de trabalho no filme

Capa da Publicação

Homem-Aranha Através do Aranhaverso: Produtor e animadores denunciam condições abusivas de trabalho no filme

Por Junno Sena

Com um tom experimental, qualidade técnica e visual rebuscado, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso surpreendeu público e mídia especializada. Porém, o trabalho final do filme corresponde apenas a uma fração de todo o esforço da equipe criativa. Em uma entrevista exclusiva para a Vulture, Phil Lord e Chris Miller, produtores e roteiristas de Aranhaverso, relataram como toda a experiência foi árdua, apesar de recompensadora, com cerca de 100 artistas deixando a equipe.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso atingiu um novo patamar no setor de animação. Isso não apenas elevou a Sony e sua equipe criativa, como colocou, mais uma vez Phil Lord e Chris Miller como dois dos nomes mais aclamados no setor.

Porém, mesmo com um filme pulsando arte, a verdade é que o propósito de Através do Aranhaverso ainda é gerar lucro para o estúdio, o que levou a produção por trás do filme passar por diversos momentos de estresse.

“Toda a experiência parecia um passo para frente, dois passos para trás, até que fomos forçados a correr para recuperar o terreno nos últimos meses”, explicou Lord.

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso surpreendeu público e mídia especializada com a sua qualidade ténica

Em um processo constante de revisão, Lord explicou que, aproximadamente, 100 artistas deixaram a produção antes de finalizá-la.

“Mais de 100 pessoas deixaram o projeto porque não aguentavam mais. Mas, muitas permaneceram no projeto apenas para garantir que seu trabalho sobrevivesse até o fim, pois se ele for alterado, não será mais seu. Conheço pessoas que estavam no projeto há mais de um ano e saíram, e agora têm pouco a mostrar porque tudo foi alterado. Elas passaram pelo inferno da produção e não tiveram nada de seu trabalho do outro lado.”

De acordo com alguns dos artistas entrevistados anonimamente pela Vulture, nenhuma peça criada era definitiva, fazendo com que muito do trabalho aprovado fosse constantemente alterado. E isso impactou diretamente no lançamento do filme, que estava previsto para chegar aos cinemas em abril de 2022.

Através do Aranhaverso ainda recebeu mais uma data de lançamento, em outubro de 2022, antes de ser lançado em junho de 2023. Mesmo com mais de um ano de adiamento, Lord contou que ainda havia material sendo aprovado em maio deste ano.

“Há sequências que começamos em 2021 e que acabamos de terminar em maio. São muitas horas, tempo, energia e estresse dos artistas. Essa produção foi como uma morte por mil cortes de papel”.

Algumas sequências ainda estavam em fase de aprovação em maio deste ano

Questionada sobre as alegações presentes na matéria da Vulture, Amy Pascal, presidente da Sony Pictures Entertainment, comentou que as condições alegadas “não são incomuns para o trabalho em uma animação desse calibre” (via ComicBook).

Mas, o que deixou o público inquieto com tais polêmicas foi como as mesmas podem interferir no andamento de Homem-Aranha: Além do Aranhaverso. Recentemente, foi anunciado que a Sony faria algumas mudanças no calendário de lançamentos dos próximos anos, porém, até o momento, a terceira parte da saga de Miles Morales está prevista para 2024.

Amy Pascal deixa claro que são situações comuns para um filme dessa escala

O preocupante dessa situação é que, de acordo com os produtores, foi feito muito pouco avanço, tornando impossível a tarefa de entregá-lo na data prevista. A grande dúvida é se as condições de trabalho continuarão no mesmo ritmo ou se haverá alguma mudança por parte do estúdio.

Michelle Grady, produtora executiva da Sony Pictures Imageworks, comentou que, mesmo com os pesares, a equipe de Aranhaverso teve muito mais tempo para a produção do que a maioria das equipes criativas recebem.

“Tivemos mais tempo do que normalmente teríamos em um filme esperando por coisas, para obter feedback. […] Mas devo dizer que, do meu ponto de vista, esse foi um presente extraordinário. Muitas vezes, estamos tão atarefados com o trabalho que nunca temos tempo para parar e deixar um filme respirar e desenvolver o que ele precisa ser.”

Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está disponível somente nos cinemas.

Aproveite e continue lendo: