A história real por trás do filme Ford vs Ferrari

Capa da Publicação

A história real por trás do filme Ford vs Ferrari

Por Jaqueline Sousa

Estrelado por Christian Bale (Trilogia Cavaleiro das Trevas) e Matt Damon (Perdido em Marte), o filme Ford vs Ferrari fez bastante sucesso entre os apaixonados por esportes em 2019. O longa de James Mangold (Logan) explora o universo das corridas de carro na década de 1960 pela visão do piloto Ken Miles e do designer de automóveis Carroll Shelby, além de abordar a icônica rivalidade entre a Ford e a Ferrari. Mas você sabia que a trama é inspirada em uma história real?

Em Ford vs Ferrari, acompanhamos a jornada de Ken Miles (o piloto britânico que realmente existiu e que, no filme, é interpretado por Bale) e como ele conseguiu derrotar a hegemonia da Ferrari, enquanto dirigia um automóvel da Ford em uma corrida. Ao lado dele, também vemos como o projetista Carroll Shelby (Matt Damon) conseguiu fazer história com o projeto de um carro da Ford para derrotar a rival nas pistas.

Ford vs Ferrari é inspirado em uma história real.

Tudo isso aconteceu de verdade, e foi ambientado durante a clássica 24 Horas de Le Mans, uma das mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo, que levou a Ford ao centro dos holofotes no ano de 1966.

Mas uma tragédia aconteceria poucos meses depois das 24 Hora de Le Mans: em agosto daquele ano, Ken Miles morreu depois de sofrer um acidente fatal.

O piloto Ken Miles (esq.) e o designer de automóveis Carroll Shelby (dir.).

Diversas teorias tentam explicar o que aconteceu, mas tudo indica que a morte de Miles ocorreu quando ele estava testando o modelo de um carro. Acredita-se que foi uma falha mecânica no freio que causou o acidente, tirando a vida do piloto de maneira precoce (via Republic World).

Apesar do trágico final na vida real, o longa de James Mangold consegue mostrar toda antecipação referente ao embate entre as duas fabricantes de automóveis que, até hoje, seguem sendo gigantes do ramo automobilístico.

Aproveite também: