Greve em Hollywood: Elenco de Breaking Bad se reúne nas manifestações

Capa da Publicação

Greve em Hollywood: Elenco de Breaking Bad se reúne nas manifestações

Por Gus Fiaux

Na última terça-feira (29), vários membros do elenco e da equipe técnica de Breaking Bad Better Call Saul se reuniram na frente dos estúdios, em Los Angeles, para participarem de novas manifestações a favor da Greve dos Atores e dos Roteiristas, em busca de mudanças na estrutura do mercado hollywoodiano.

Bryan Cranston, conhecido por dar vida a Walter White, falou com uma vasta multidão na frente da Sony, onde fez um discurso sobre os motivos por trás das greves e como é necessário que os estúdios e plataformas de streaming ouçam as classes manifestantes (via The Hollywood Reporter):

“Estamos aqui em solidariedade com todos nós, com nossos irmãos e irmãs que estão sendo afetados por isso, e com o Sindicato dos Roteiristas e o Sindicato dos Atores. Nós somos a espinha dorsal do nosso ramo. […] Não estamos fazendo deles [estúdios e plataformas de streaming] o inimigo, eles não são os vilões. Essas são pessoas com as quais teremos que trabalhar novamente em algum momento. Nós só queremos que eles vejam a realidade e a justiça e voltem para a mesa para negociar conosco.”

Junto com ele, estavam reunidos figuras como Aaron Paul (Jesse Pinkman), Betsy Brandt (Marie Schrader), fora Peter Gould (roteirista das séries) e Jesse Plemons (Todd Alquist).

Elenco e roteiristas de Breaking Bad reunidos nas manifestações a favor das greves de atores e roteiristas.

Em entrevista ao THR, Cranston disse que só quer “um contrato igualitário” para os atores, e que todos possam ter seu trabalho devidamente recompensado na indústria. Ele também levantou questões a respeito do uso de IAs, as Inteligências Artificiais, na produção de filmes e séries:

“Esse contrato terá uma frase dizendo: ‘Atores precisam ser seres humanos’. Isso é de quebrar a cabeça, mas é o que eu vou dizer, e é a mesma coisa com o contrato do Sindicato dos Roteiristas: ‘Tem que ser escrito por um ser humano’. Nunca tivemos que imaginar isso antes, mas está aí agora. É possível que aconteça agora e temos que bater o pé e dizer: ‘Vocês estão desumanizando a mão de obra e isso não pode continuar’.”

Por fim, Jesse Plemons, que interpretou Todd Alquist em Breaking Bad, também comentou sobre a necessidade de se reavaliar os salários residuais, já que essa é a maior fonte de renda dos atores e roteiristas quando não estão em nenhum projeto:

“Eu comecei a atuar há algum tempo, e é assim que as pessoas sobrevivem quando elas não estão trabalhando.”

Por enquanto, não há previsão de encerramento das greves de atores e roteiristas. Ao longo das últimas semanas, até houveram reuniões dos sindicatos com a Associação de Produtores de TV e Cinema, mas os estúdios e serviços de streaming continuam se recusando a ouvir as demandas de seus profissionais, o que pode arrastar as paralisações por meses a fio.

Todas as temporadas de Breaking Bad Better Call Saul estão disponíveis na Netflix.

Abaixo, veja também: