Falcão e o Soldado Invernal cortou trama por medo de ser muito controversa, entenda

Capa da Publicação

Falcão e o Soldado Invernal cortou trama por medo de ser muito controversa, entenda

Por Gus Fiaux

A pandemia do COVID-19 trouxe diversas mudanças para o planejamento do Universo Cinematográfico da Marvel, com um ano inteiro sem novos filmes por conta do coronavírus. Isso também trouxe mudanças profundas nas séries do Disney+, e uma das mais afetadas pela pandemia foi Falcão e o Soldado Invernal.

Recentemente, foi lançado o livro MCU: The Reign of Marvel Studios (via Comic Book Movie), de Joanna RobinsonDave Gonzales Gavin Edwards. O livro detalha a produção de várias obras da Marvel Studios, e deu detalhes significativos sobre as mudanças de planejamento durante a produção de Falcão e o Soldado Invernal:

“‘Falcão e o Soldado Invernal’ já havia cancelado trabalho de locação em Porto Rico após um terremoto devastador em janeiro de 2020.”

No entanto, a parte mais interessante diz respeito a uma trama que foi cortada, e que mostraria Bucky Barnes e Sam Wilson correndo contra o tempo para impedir uma doença que se espalharia rapidamente:

“A pandemia não apenas forçou a produção a abortar uma gravação em Praga, mas fez com que uma trama planejada sobre os heróis correndo contra o tempo para impedir uma doença que se espalhava rápido soasse muito próxima da realidade. [Malcolm] Spellman reconheceu que a série removeu a trama secundária, por mais que tenha dito que isso não tinha nada a ver com o coronavírus.”

Muitos suspeitam que isso teria a ver com a situação em que o mundo se encontrava na época, com uma doença letal se espalhando rapidamente e vitimando milhões de pessoas no mundo todo. Porém, há outras especulações por trás desse corte.

Série adaptaria elementos de A Bomba Enlouquecedora, famoso arco do Capitão América lançado entre 1975 e 1976.

De acordo com rumores, a série adaptaria elementos do arco A Bomba Enlouquecedora dos quadrinhos. A ideia principal seria criar uma bomba que afetaria o psicológico das pessoas, forçando pessoas brancas a atacar pessoas de outras etnias.

Levando em conta como o MCU nunca se aprofunda em temáticas e discussões sociais, até faz sentido que esse plot tenha sido removido para não causar desconforto com o público. Infelizmente, é uma pauta que casaria muito bem com a trama da série, especialmente com Sam Wilson sendo um dos destaques da produção.

Falcão e o Soldado Invernal está disponível no Disney+.

Abaixo, veja também: