O Exorcista: O Devoto recebe média de aprovação surpreendente no Rotten Tomatoes

Capa da Publicação

O Exorcista: O Devoto recebe média de aprovação surpreendente no Rotten Tomatoes

Por Leo Gravena

O Exorcista: O Devoto estreia em breve nos cinemas e promete ser o primeiro de uma nova trilogia inspirado na franquia. Dando continuidade ao filme de 1973, o novo longa não faz referências aos outros títulos da franquia, mas promete ser tão perturbador quanto o primeiro. Contudo, não parece que a crítica especializada ficou tão assustada quanto o esperado.

Com o embargo das criticas caindo, o Rotten Tomatoes continua fazendo seu papel de agregá-las e o resultado inicial sugere que  O Exorcista: O Devoto não agradou muito. Com mais de 50 críticas contabilizadas, o longa conta, no momento da publicação, com 29% de aprovação.

Confira o que disseram alguns dos críticos sobre O Exorcista: O Devoto:

David Ehrlich, do indieWire, não gostou da “requel”, dizendo que o filme é:

“Tão covarde criativamente e sem ideias próprias que todo o seu conceito de sacrilégio é limitado a arriscar o legado da franquia”. 

Jeannette Catsoulis, do New York Times, focou na mudança do diretor David Gordon Green em relação a seus filmes antigos:

“A antiga paciência e sensibilidade [de Green] foram sacrificadas para o canibalismo de ideias recicladas, e enquanto não invejo seu sucesso, sinto falta do cineasta que ele costumava ser”. 

Nicholas Barber, da BBC.com, declarou:

“Um filme que estava se moldando para ser uma homenagem inteligente e respeitosa a O Exorcista, cai para as profundezas de uma cópia brega que parece feita direto para o streaming”.

Owen Gleiberman, da Variety, também criticou como o filme é parecido com o original:

“O diabo pode tomar muitas formas, mas talvez podemos concordar que ele nunca deveria vir como uma reprise”. 

Já Brian Truitt, do USA Today, gostou do filme, dizendo:

“Claro, não precisávamos de outro Exorcista. E a trilogia recente de Halloween de Green acabou estragando um bom começo. Com um formidável O Devoto e mais dois filmes do Exorcista para virem, contudo, pelo menos essa franquia ainda possui uma chance”. 

O Exorcista O Devoto

O Exorcista: O Devoto não agradou a crítica

Na história do filme acompanhamos Victor (Leslie Odom Jr.) o pai de uma garota que desaparece na floresta com sua amiga. Quando as duas retornam, estão possuídas por uma entidade maligna. A sinopse do filme diz:

Desde a morte de sua esposa grávida em um terremoto no Haiti, há 12 anos, Victor Fielding (vencedor do Tony e indicado ao Oscar Leslie Odom Jr.; de “Uma Noite em Miami”, “Hamilton”) tem criado sua filha Angela (Lidya Jewett, de “Good Girls”) sozinho.

 

Mas quando Angela e sua amiga Katherine (a estreante Olivia Marcum) desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem memória do que aconteceu com elas, isso desencadeia uma série de eventos que obrigará Victor a confrontar o nadir do mal e, em seu terror e desespero, buscar a única pessoa viva que testemunhou algo parecido antes: Chris MacNeil.

O Exorcista: O Devoto chega aos cinemas em 6 de outubro.

Confira também: