Elizabeth Olsen, Amanda Seyfried, diretores de Aranhaverso e mais celebridades apoiam a greve dos roteiristas

Capa da Publicação

Elizabeth Olsen, Amanda Seyfried, diretores de Aranhaverso e mais celebridades apoiam a greve dos roteiristas

Por Melissa de Viveiros

Esta semana, o Sindicato de Roteiristas da América (WGA) anunciou oficialmente o início de uma greve, buscando fazer com que suas demandas quanto a salários justos e melhores condições de trabalho sejam ouvidas. Mas não são apenas os próprios roteiristas que apoiam a manifestação – diretores, atores e diversas celebridades já manifestaram seu apoio à greve (via Variety).

Elizabeth Olsen é uma das celebridades que apoia a greve dos roteiristas.

Elizabeth Olsen, a Wanda do Universo Cinematográfico da Marvel, falou da importância de reavaliar o funcionamento da indústria diante do avanço das plataformas de streaming:

“Precisamos reimaginar estruturalmente como pessoas de todos os níveis possam continuar se sustentando agora que temos todos esses serviços de streaming. Atores que podiam viver de residuais – não podem mais porque recebem por um dia. E vai para um serviço de streaming, e eles não ganham nada depois disso.”

Por sua vez, Amanda Seyfried demonstrou seu apoio com uma fala bastante direta, defendendo que o assunto não é complexo: todos deveriam receber de acordo com seu trabalho.

“É necessário… Eu não entendo qual é o problema. Tudo mudou com streaming, e todo mundo deveria ser compensado por seu trabalho. É muito simples.”

Bryan Tyree Henry é outro ator do MCU que manifestou apoio à greve.

Bryan Tyree Henry, o Phastos de Eternos, também defendeu que todos devem ser tratados igualmente, e que a greve não é sem motivos.

“Só espero que todos sejam tratados igualmente. Não acho que eles recebam o que merecem e que as pessoas os escutem. As pessoas entram em greve por um motivo.”

Gabriel Luna, o Tommy de The Last of Us da HBO, se pronunciou a favor do Sindicato dos Roteiristas, dizendo:

“Eu apoio o WGA. Conforme eles caminham, todos caminhamos, e é importante continuar caminhando juntos na nossa indústria em constante mudança. Já passou da hora [de receberem] aumentos em compensação e residuais de streaming, e o modelo baseado em sucesso é uma adaptação que precisa ser feita para melhor demonstrar o valor de nossas histórias. Espero por um acordo rápido e justo, mas apoio o Sindicato a longo prazo.” 

Liv Hewson, atriz de Yellowjackets, afirmou que a votação quase unânime do Sindicato pela greve só demonstra o quanto as mudanças exigidas são necessárias.

“Eu apoio o WGA, e para aqueles que reclamam da greve, eu diria – bem, dê aos roteiristas o que eles precisam para viverem de forma segura e sustentável, então. Greves acontecem por um motivo, e a votação quase unânime pela autorização me mostra que a mudança é necessária. Espero que as demandas deles sejam atendidas, e logo.”

Os vencedores do Oscar Phil Lord e Chris Miller também defenderam a greve como necessária.

Phil Lord Chris Miller, dupla de roteiristas e diretores do vencedor do Oscar Homem-Aranha: No Aranhaverso e de sua sequência, Através do Aranhaverso, defendem que as exigências do Sindicato são justas.

“O Sindicato está sendo razoável e justo. Jovens escritores estão muito vulneráveis. O pagamento está caindo enquanto a indústria está crescendo. Os números provam isso. Há um acordo justo a ser feito. O quanto antes os estúdios considerarem isso com seriedade, melhor para todos nós.”

A greve teve início após semanas de negociações entre o WGA e a Aliança de Produtores do Cinema e da Televisão (AMPTP). Os roteiristas demandam salários equivalentes ao trabalho que realizam e o alcance das plataformas digitais, que frequentemente dificultam as negociações ao não divulgarem detalhes sobre a rentabilidade de suas produções. Além disso, eles buscam benefícios trabalhistas que permitam aos trabalhadores da área condições de vida seguras.

Veja também: