Editor de Dragon Ball diz que editores devem discordar de grandes criadores de mangá

Capa da Publicação

Editor de Dragon Ball diz que editores devem discordar de grandes criadores de mangá

Por Flávia Pedro

Se você conhece a franquia de Dragon Ball para além da série de mangás e animes, sabe que, em seus bastidores, algumas decisões importantes foram tomadas não por Akira Toriyama, mas sim pelo editor que acompanhava a obra na época de produção. As discordâncias entre os dois levaram a diálogos que impulsionaram ainda mais a franquia para o sucesso, porém, Kazuhiko Torishima – o editor de Toriyama – falou abertamente sobre a falta de diálogo entre as equipes e os mangakás nos dias de hoje.

Durante uma entrevista recente ao Weekly Ochiai, um dos editores mais importantes que já passaram pela Shueisha Kazuhiko Torishima – falou sobre a importância dos editores discordarem dos mangakás. Porém, segundo Torishima, isso não tem acontecido com os mangás modernos, já que hoje em dia os editores não podem discordar dos criadores das obras.

O editor deu como exemplo a série de One Piece, que Eiichiro Oda gerencia praticamente sozinho, e seus editores não interferem em suas escolhas para a trama. Claro que isso não é um desastre porque Oda é extremamente talentoso e competente como mangaká, mas não dialogar com os editores pode ser uma receita pronta para o fracasso.

Kazuhiko Torishima acredita que editores precisam discordar de mangakás.

Torishima ficou conhecido por supervisionar as obras de Akira ToriyamaDr. Slump e Dragon Ball – mas também é lembrado por ter descartado One Piece em 1997, afirmando que a história era chata. Porém, o editor reconheceu o sucesso de One Piece assim que o mangá atingiu o topo em números de vendas nos anos seguintes.

Exemplos de como as interferências dos editores ajudam as franquias podem ser vistas no próprio Dragon Ball. A continuação da série clássica só se chamou “Dragon Ball Z” por conselho do editor e sua equipe, tornando-se um nome popular e muito mais lembrado que a própria ideia de Toriyama (que era Dragon Ball 2).

Mas e você, acha que os editores devem dar suas opiniões em obras de sucesso, ou acredita que a história tem que ser originalmente do mangaká? Divide sua opinião com a gente nos comentários!

Confira também: