Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes e Caverna do Dragão – Entenda a conexão entre os dois projetos

Capa da Publicação

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes e Caverna do Dragão – Entenda a conexão entre os dois projetos

Por Chris Rantin

O aguardado filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes promete muitas surpresas e diversão para os fãs de fantasia e, é claro, de D&D. Mas um assunto que tem chamado a atenção na divulgação do filme é a participação dos personagens de Caverna do Dragão. Afinal, qual é a relação entre os dois projetos? 

O que é Caverna do Dragão? 

Caverna do Dragão fez muito sucesso no Brasil.

Extremamente popular no Brasil por conta das reprises, Caverna do Dragão foi um desenho animado lançado em 1983, indo ao ar até 1985. Com três temporadas totalizando 27 episódios, a animação nunca chegou a ter seu episódio final, o que adiciona uma camada de mistério ao querido projeto. 

Apesar de nunca ser oficialmente relacionado ao jogo Dungeons & Dragons (exceto pelo nome que, em inglês, é o mesmo), o desenho apresentava criaturas, raças e classes do clássico de RPG, criando conexões interessantes entre as duas obras. Contudo, apesar do game já ser muito popular na época, Caverna do Dragão não é uma adaptação direta do RPG, trazendo sua própria interpretação de muitos elementos do jogo para contar uma história original. 

Na trama acompanhamos um grupo de seis crianças (Hank, o Patrulheiro; Eric, o Cavaleiro; Diana, a Acrobata; Sheila, a Ladra; Presto, o Mago; e Bobby, o Bárbaro) que são transportadas para um mundo fantástico cheio de perigos e magia. Ao longo dos episódios, os heróis são auxiliados pelo misterioso Mestre dos Magos e precisam enfrentar o temível Vingador, tudo isso na tentativa de conseguirem voltar para sua casa no mundo real. 

Mesmo que hoje em dia o desenho seja lembrado com muito carinho, na época em que ele foi lançado ele era muito criticado por associações de pais e órgãos de censura por trazer cenas violentas. Para piorar a situação, o jogo Dungeons & Dragons acabou no centro de uma polêmica ao ser relacionado a um crime violento e passando a ser alvo do pânico satânico da época.

Somado a isto, a animação sofreu uma drástica queda de audiência – especialmente por agora ser obrigada a exibir um aviso sobre como D&D havia sido associado a um crime real, o que gerava ainda mais pânico nos pais. Assim, não demorou muito para que o projeto fosse cancelado e ficassem sem seu final, mesmo que a conclusão da história já tivesse sido roteirizada. 

Veja também:

O que é Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes? 

Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes promete muita magia e humor!

Inspirado no clássico de RPG, Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes é um filme live-action de aventura, fantasia e comédia produzido pela Paramount Pictures. Com Jonathan Goldstein e John Francis Daley (A Noite do Jogo e Férias Frustradas ) como diretores e também roteiristas   cargo que dividem com Michael Gilio (Kwik Stop) o filme promete ser uma experiência incrível para todos que gostam de histórias com muito humor e magia. 

Na trama acompanhamos a jornada de um grupo de heróis improváveis, composto por Edgin Darvis, o Bardo; Holga Kilgore, a Bárbara; Simon Aumar, o feiticeiro; e Doric, a Druida. Em seu caminho eles encontram Forge Fitzwilliams, um ladrão charlatão, Xenk Yendar, um paladino sem senso de humor, e Sofina, uma perigosa maga vermelha.

Após um roubo que dá errado, o grupo precisa unir suas forças para tentar salvar o mundo de uma perigosa ameaça, tendo que superar suas fraquezas e derrotar diversas criaturas perigosas no processo. 

No elenco do filme temos grandes nomes como Michelle Rodriguez (franquia Velozes e Furiosos), Chris Pine (Mulher-Maravilha), Justice Smith (Detetive Pikachu), Rege-Jean Page (Bridgerton), Sophia Lillis (IT – A Coisa) e Hugh Grant (The Undoing). 

Apesar de inspirado em D&D, trazendo raças, classes, magias e cidades clássicas do game, o filme não é apenas para os fãs de RPG. Isso porque esses elementos servem mais como uma referência ou easter egg, sem ser algo que exige conhecimento prévio do espectador. 

E é dessa forma que os personagens de Caverna do Dragão são trabalhados em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes. 

Qual a relação entre Caverna do Dragão e Dungeons & Dragons: Honra entre Rebeldes? 

Protagonistas de Caverna do Dragão estão em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes.

Ainda que ambos os projetos tenham como inspiração o jogo de Dungeons & Dragons, trazendo uma aventura cheia de magia, o filme não é uma adaptação live-action do desenho Caverna do Dragão. O que temos é uma belíssima participação especial que, ainda que breve, é carregada de nostalgia para aqueles que cresceram assistindo o desenho animado. 

Em uma cena   que já foi parcialmente divulgada pelo estúdio   é possível ver a equipe de Caverna do Dragão em live-action! Os atores estão todos caracterizados como os vimos no desenho, o que entrega doses cavalares de nostalgia. 

Na cena eles estão participando de um jogo bastante perigoso, junto do grupo de protagonistas do filme, tendo que se embrenhar em um labirinto e vasculhar baús enquanto são caçados por uma perigosa Pantera Deslocadora.

Assista a cena abaixo: 

Não perca essa aventura épica   e a aparição de Caverna do Dragão em live-action  em Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes que estreia 13 de abril, exclusivamente nos cinemas.

Aproveite e veja também: