Drew Barrymore é criticada após retomar gravações de seu programa durante greves de Hollywood

Capa da Publicação

Drew Barrymore é criticada após retomar gravações de seu programa durante greves de Hollywood

Por Junno Sena

Abrindo seu quinto mês de greve, o Sindicato dos Roteiristas de Hollywood encontrou um novo desafio nesta semana. O The Drew Barrymore Show, talk show apresentado pela atriz Drew Barrymore, confirmou seu retorno para o dia 18 de setembro e, junto, trouxe dúvidas sobre se a produção viola, ou não, a greve.

De acordo com uma nota oficial emitida pela SAG-AFTRA, Barrymore não está indo contra as regras do sindicato, uma vez que a série é produzida com o acordo do Network Television Code (Código da Rede de Televisão).

“O ‘The Drew Barrymore Show’ é produzido de acordo com o Network Television Code, que é um contrato separado, logo não é um trabalho proibido. É um trabalho permitido e a função de Drew como apresentadora não viola as regras da atual greve.”

Porém, colegas de profissão de Barrymore tem visto a decisão como uma “violação moral”, uma vez que não houve nenhuma conversa definitiva com os produtores para o fim da greve.

Talk show tem chamado atenção pelo seu estilo de entrevista nada convencional

Em entrevista para a Variety, o roteirista de Jimmy Kimmel Live!, Jonathan Bines, contou que o SAG-AFTRA pode não ver o talk show como uma violação, porém, o assunto deveria ser estudado. Para ele, o processo de escrita em The Drew Barrymore Show se equipara ao trabalho de qualquer outro roteirista.

“Eu sei que a escrita [de talk show] ocorre no sentido de que as ideias são lançadas, coisas que os produtores dizem ao apresentador que podem fazer com este ou aquele convidado, o que é similar ao trabalho que os escritores fazem, então é uma área cinzenta, com certeza”, disse Bines à Variety. “Parece que isso se qualificaria como uma tarefa de escrita, o que constitui um trabalho em momento de greve. […] Mas isso é algo que eles teriam que decidir.”

Atores se juntaram a greve dos roteiristas em julho

Mesmo com a permissão do SAG-AFTRA, parte do público tem ficado com o pé atrás em relação a decisão do programa voltar a ativa. No Twitter, dois convidados para a audiência do programa relataram problemas em adentrar o estúdio, além de afirmarem que, em momento algum, haviam sido avisados sobre os protestos na porta do prédio.

“Não sabíamos, até o momento, que o show dela tinha escritores do WGA e, portanto, ‘furando a greve’ ao recomeçar a série. Ganhamos os ingressos de última hora e não pesquisamos o suficiente, claramente”, disse Dominic Turiczek em seu Twitter.

Ainda sem uma resolução no horizonte, a greve dos roteiristas teve início no dia 2 de maio de 2023, enquanto o sindicato dos atores se juntou ao movimento em 14 de julho.

Entre algumas demandas, os profissionais esperam regulamentar o uso de inteligência artificial, além de um reajuste na divisão dos lucros dos streamings com séries e filmes.

Aproveite e continue lendo: