Cyberpunk 2077: Phantom Liberty – CD Projekt Red utilizou IA para recriar voz de dublador falecido

Capa da Publicação

Cyberpunk 2077: Phantom Liberty – CD Projekt Red utilizou IA para recriar voz de dublador falecido

Por Flávia Pedro

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente na cultura pop, seja em filmes, séries ou jogos, tendo seu uso questionado por diversos profissionais, como ocorreu com as exigências das greves de roteiristas e atores de Hollywood. Mas o uso de IA também chegou aos jogos: a CD Projekt Red utilizou a ferramenta para recriar a voz de Milogost Reczek, um falecido dublador de Cyberunk 2077, para que sua voz fosse utilizada na expansão Phantom Liberty. Confira os detalhes a seguir.

O dublador foi reconhecido por dar voz ao personagem Viktor Vektor no jogo, mas acabou falecendo no ano de 2021. A utilização da IA foi autorizada pela família de Reczek, que deu total permissão para que isso fosse feito. A autorização das famílias de pessoas já falecidas é um dos principais debates envolvendo o uso de IA nas produções, mas a CD Projekt não teve maiores problemas. (via Eurogamer)

Viktor Vektor, personagem de Cyberpunk 2077.

A princípio, a CD Projekt considerou a procura por um substituto para dar vida e voz ao personagem, mas optou pela utilização de um software para trazer a icônica voz do ator de volta. O processo foi feito da seguinte forma: um ator foi contratado para gravar as falas de Viktor Vektor e o estúdio utilizou o software Respeecher para clonar a voz e alterar o seu tom, fazendo-a soar como a de seu intérprete original.

Phantom Liberty está disponível para Xbox Series X|S, PlayStation 5 e PC.

Confira também: