Crítica – Quiz Lady: Sandra Oh e Awkwafina são irmãs em busca de propósito em comédia despretensiosa do Star+

Capa da Publicação

Crítica – Quiz Lady: Sandra Oh e Awkwafina são irmãs em busca de propósito em comédia despretensiosa do Star+

Por Jaqueline Sousa

Há uma magia ao redor de programas de auditório que é quase como entrar em um universo paralelo. Basta apenas dar uma olhadinha no caos generalizado que o querido Abelardo Barbosa, o Chacrinha, ou a Rainha dos Baixinhos Xuxa Meneghel comandavam na década de 1980. Mas nada se compara ao poder atrativo que programas do tipo Quem Quer Ser um Milionário? exercem no público – uma energia eletrizante que Quiz Lady usa em sua premissa.

Com direção de Jessica Yu (Billions), a comédia que estreou recentemente no Star+ aproveita o imenso carisma das atrizes Sandra Oh (Grey’s Anatomy, Killing Eve) e Awkwafina (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis) para contar a história de duas irmãs que, cada uma à sua maneira, buscam um propósito na vida à medida que situações absurdas vão surgindo. Apesar de ser um filme irregular e com um humor batido que às vezes faz você revirar o olho, Quiz Lady consegue captar sua atenção pela ótima dinâmica entre as protagonistas, ou pelo feitiço que apenas um game show pode proporcionar.

Ficha técnica

Título: Quiz Lady

 

Direção: Jessica Yu

 

Roteiro: Jen D’Angelo

 

Data de lançamento: 3 de novembro de 2023

 

País de origem: Estados Unidos da América

 

Duração: 1h 40min

 

Sinopse: Uma mulher obcecada por game shows e sua irmã distante trabalham juntas para ajudar a cobrir as dívidas de jogo de sua mãe.

Pôster de Quiz Lady.

Duas irmãs, um destino

O que você faria se em uma bela manhã ensolarada recebesse um telefonema com a notícia de que sua mãe desapareceu da casa de repouso onde vivia? E tem mais: não somente sumiu de vista, mas também deixou para trás uma dívida de jogo com gente perigosa?

Anne (Awkwafina), uma mulher tímida e obcecada por game shows, e sua caótica irmã Jenny (Sandra Oh), que abandonou a família na juventude para tentar realizar o sonho de se tornar atriz, precisaram conciliar suas gritantes diferenças para conseguir uma grana rápida do único jeito possível: transformando Anne em uma campeã de uma competição de quizzes.

Sandra Oh e Awkwafina são irmãs afastadas em comédia do Star+.

Com uma energia caótica e muitos testes de conhecimento, Quiz Lady é uma comédia despretensiosa que vai te conquistando aos poucos. Longe de ser uma grande expoente atual do gênero, a produção dirigida por Jessica Yu poderia até se perder no meio de uma enxurrada de lançamentos que chegam aos serviços de streamings diariamente, se não fosse pela presença de Sandra Oh e Awkwafina, além de sua premissa um tanto quanto intrigante.

Criadas em uma família disfuncional, Anne e Jenny são o completo oposto uma da outra. Enquanto a primeira se esconde por trás de uma timidez exacerbada, a segunda não tem medo de arriscar suas chances na vida para conquistar seus objetivos. E a narrativa faz questão de evidenciar tais dissonâncias não apenas subjetivamente, mas também na maneira como cada uma se comporta em cena – tudo de um jeito bem eficiente.

Awkwafina, atriz já conhecida por sua experiência na comédia, como no divertido Podres de Ricos (2018), usa tudo que está em seu alcance para transmitir os conflitos internos de Anne, uma jovem mulher que passa mais tempo preocupada com o que as outras pessoas vão achar dela do que qualquer outra coisa. Seu único momento de paz é sentar no sofá ao lado de Linguini, seu cachorrinho de estimação, enquanto assiste ao game show de seu apresentador favorito, Terry McTeer (Will Ferrell), uma ação que ela exerce religiosamente para ter uma (falsa) sensação de segurança, algo que sua família não foi capaz de lhe oferecer.

Personagem de Sandra Oh garante momentos absurdos em Quiz Lady.

Do outro lado dessa equação está Jenny, a irmã mais velha irresponsável de Anne que é brilhantemente interpretada por Sandra Oh. Com seus figurinos extravagantes e uma energia caótica ao seu redor, Jenny joga fora todo o consenso da posição que uma irmã mais velha exerce dentro de famílias convencionais para abraçar atos inconsequentes, mesmo que, no fundo, ela só esteja procurando seu propósito na vida.

O mais legal de ver alguém como Oh em uma personagem tão diferente do que estamos acostumados a acompanhá-la, como a racional Cristina de Grey’s Anatomy ou a estratégica Eve Polastri de Killing Eve, é conhecer mais uma faceta de sua performance artística e ver como ela consegue transitar muito bem entre o drama e a comédia sem que isso pareça forçado. Em Quiz Lady, Sandra usa sua veia cômica com maestria, mesmo quando as piadas batidas não ajudam.

Entre quizzes e casos de família

Apesar da premissa prometer uma grande aventura com ares de road trip cujo objetivo é ganhar uma competição de auditório, o que realmente se destaca em Quiz Lady é o desenvolvimento da relação entre Anne e Jenny, duas irmãs afastadas por obra do destino que precisam se unir para conseguir quitar a dívida de jogo da mãe problemática. Nesse quesito, o roteiro escrito por Jen D’Angelo (Dezesseis Facadas) consegue explorar tropos bastante comuns do gênero a partir de uma ideia diferente no que diz respeito aos game shows.

No entanto, mesmo com a força de suas estrelas – além de Oh e Awkwafina, o filme também tem dois atores bastante experientes na comédia: Will Ferrell (Barbie), que interpreta o apresentador do amado programa de Anne, e Jason Schwartzman (Scott Pilgrim contra o Mundo, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso), que vive um competidor arrogante e caricato no longa – Quiz Lady acaba se transformando em uma comédia mediana com um humor um tanto quanto enfadonho a partir de uma narrativa bastante irregular.

Apesar da ótima dinâmica entre as protagonistas, a comédia tem piadas batidas em um enredo irregular.

Por mais que faça comentários ácidos sobre estereótipos asiáticos e questões imigratórias, Quiz Lady se preocupa demais com suas piadas calculadas (com exceção talvez de uma ótima cena psicodélica onde Anne não intencionalmente acaba passando dos limites no uso de drogas antes de uma importante audição do programa), para te arrancar uma risada forçada ao invés de deixá-las percorrem a trama de maneira natural, algo que um filme como Que Horas Eu Te Pego? (2023) surpreendentemente soube como usar a seu favor.

Talvez seja isso o que mais prejudica a narrativa da comédia de Yu, já que uma trama, mesmo que esteja recheada de boas ideias, precisa encontrar uma coesão entre elas para que exista harmonia. Felizmente, a química entre Sandra Oh e Awkwafina é o suficiente para que, mesmo com certos deslizes, Quiz Lady ainda consiga te conquistar no final dessa jornada.

Assim, em meio a convenções de roteiro, o filme explora questões como relações familiares, a busca por propósitos e inseguranças pessoais de um jeito fácil de se identificar, o que proporciona uma experiência emocional quando as duas irmãs enfim encontram dentro de si (e também juntas) o conforto de irmandade que elas tanto precisavam. E, convenhamos, às vezes tudo que você precisa é assistir a um filme descompromissado após um dia ruim. Quiz Lady pode ser a escolha perfeita para isso.

Nota: 3/5.

Quiz Lady está disponível no Star+.

Aproveite também: