Criador do Arrowverse diz que foi perda de tempo trabalhar para DC após não ser chamado para o novo DCU

Capa da Publicação

Criador do Arrowverse diz que foi perda de tempo trabalhar para DC após não ser chamado para o novo DCU

Por Gus Fiaux

Após muitas temporadas de diferentes séries, o Arrowverse finalmente está chegando à sua derradeira conclusão com a nona temporada de The Flash, já que todas as outras séries foram canceladas (ou magicamente deixaram de fazer parte do Arrowverse, como Superman e Lois, por exemplo). E agora, um dos criadores da franquia ventilou as suas frustrações em não ter sido convidado para trabalhar na nova gestão de James Gunn Peter Safran à frente do Universo DC.

Marc Guggenheim é produtor, roteirista e já até trabalhou escrevendo quadrinhos. Ele é um dos criadores por trás do Arrowverse, tendo trabalhado diretamente em ArrowThe Flash e outras séries da franquia. Para se ter ideia, ele foi o responsável por criar e organizar o crossover da Crise nas Infinitas Terras, que foi exibido entre 2019 e 2020.

Em uma nova postagem em seu blog, Guggenheim comentou o desprezo da Warner Bros. para tudo que era feito no Arrowverse, e citou a reformulação do Universo DC proposta por James Gunn Peter Safran, admitindo que não faz parte do grupo de roteiristas convidados para trabalhar nessa nova empreitada:

“Hollywood sempre viu tudo que fazíamos com muita apatia… James Gunn anunciou que está reunindo uma ‘sala de roteiristas’ para ajudar a organizar o novo Universo DC sob a liderança dele e de Peter Safran. Basta dizer: eu não estou entre esse grupo.”

Em seguida, Guggenheim disparou que gostaria apenas de ter tido uma reunião com Gunn e Safran, e que isso podia até não resultar em nenhum trabalho, mas que gostaria de ter um reconhecimento por todo o tempo que investiu nas séries da DC Comics pelo CW:

“Eu gostaria de ter ganhado apenas uma reunião. Não um trabalho, que fique claro. Uma reunião. Uma conversa. Um pequeno reconhecimento pelo que eu tentei contribuir à grande tapeçaria que é o Universo DC. Eu apenas passei nove anos labutando nesse vinhedo, afinal.”

Essa não é a primeira vez que profissionais do Arrowverse falam sobre o desdém da Warner e da DC Studios com as produções televisivas. Em 2014, Stephen Amell disse publicamente que achava um absurdo Grant Gustin não ter sido chamado para fazer o Flash nos cinemas, após a notícia de que Ezra Miller teria sido escalado para o papel.

Marc Guggenheim desabafa sobre o desprezo que Hollywood sempre teve com o Arrowverse.

Encerrando suas reclamações, Guggenheim ainda disse que sente que todo seu trabalho foi uma “perda de tempo”, já que o Arrowverse não o levou a outros projetos e trabalhos:

“Para colocar de um jeito simples, o Arrowverse não me levou a outros trabalhos, então parece – ao menos em um nível profissional – que eu realmente desperdicei meu tempo.”

O restante da postagem de Guggenheim explicita algumas situações a respeito do Arrowverse e o desdém da Warner para com a franquia. Ele disse, por exemplo, que para produzir Crise nas Infinitas Terras, teve que pedir vários favores e até mesmo gastar US$ 10 mil de seu próprio bolso.

Embora muitos torçam o nariz, a verdade é que o Arrowverse é um projeto inacreditável dentro de todas limitações impostas pela mídia televisiva. Mesmo que os valores de produção não sejam “à altura” dos personagens, todos os artistas deram tudo de si para criar uma narrativa coesa e unida, criando um Multiverso muitos anos antes do tópico virar tema de filmes como Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Abaixo, veja também: