O Coringa da DC foi inspirado por um icônico filme de quase 100 anos atrás

Capa da Publicação

O Coringa da DC foi inspirado por um icônico filme de quase 100 anos atrás

Por Nick Narukame

Não é de hoje que o icônico vilão do Batman, o Coringa vem, sendo adaptado para o cinema. Porém, o que poucos sabem é que a versão original do personagem dos quadrinhos possui origens cinematográficas, tendo sido inspirado no longa O Homem que Ri, lançado em 1928.

Em entrevista em 1994, um dos criadores do personagem admitiu que as mentes por trás de sua criação haviam se inspirado no filme que adaptava o livro homônimo escrito pelo autor francês Victor Hugo. A história segue Gwynplaine (Conrad Veidt), um homem que, ainda criança, é submetido a um processo cirúrgico que deixa eternamente um sorriso desfigurado estampado em seu rosto (via Far Out).

“Bill Finger e eu criamos o Coringa. Bill era o escritor. Jerry Robinson veio até mim com uma carta do Coringa. É assim que eu resumi. [O Coringa] se parece com Conrad Veidt – você sabe, o ator de O Homem que Ri, [o filme de 1928 baseado no romance] de Victor Hugo. … Bill Finger tinha um livro com uma fotografia de Conrad Veidt e me mostrou e disse: ‘Aqui está o Coringa’”, disse Bob Kane.

Há algumas divergências entre os criadores sobre o fato de Robinson ter ou não participado do processo de criação do personagem, mas, para todos os efeitos tanto ele, quanto Bill Finger e Bob Kane estiveram envolvidos em sua primeira aparição na edição #1 de Batman que foi publicada em 1940.

Personagem do filme O Homem que Ri

Protagonista do filme O Homem que Ri é a inspiração para o Coringa da DC

Inegável, no entanto, é a inspiração vinda de O Homem que Ri. Joaquim Phoenix, intérprete de Coringa no filme de 2019 vencedor do Oscar, revisitou diversas versões do personagem para poder interpretá-lo com maior propriedade, inclusive desse filme de 1928.

Mas e você? Sabia sobre esse detalhe? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: