A surpreendente conexão entre a máscara de Michael Myers, de Halloween, com o Capitão Kirk de Star Trek

Capa da Publicação

A surpreendente conexão entre a máscara de Michael Myers, de Halloween, com o Capitão Kirk de Star Trek

Por Equipe Legião dos Heróis

Quando Halloween: A Noite do Terror chegou aos cinemas em 1978, muitos ficaram impactados com a terrível presença de Michael Myers na tela. Munido de uma faca de cozinha (ou qualquer outra arma que veja pela frente), um macacão azul e uma máscara fantasmagórica, ele faz suas vítimas a torto e direito sem se importar com o motivo – mas você sabia a história de origem do visual do assassino?

Durante anos, circulou por Hollywood a teoria de que a máscara teria sido feita usando uma fantasia de Star Trek, mais precisamente, uma máscara do Capitão James T. Kirk, interpretado por William Shatner na série criada por Gene Roddenberry. E eventualmente, isso foi confirmado por Rick Sternbach, um ilustrador contratado para trabalhar em Halloween 2: O Pesadelo Continua!, de 1981.

Em seu próprio perfil do Facebook (via startrek.com), o artista postou há alguns anos:

“Há um grande número de lendas históricas sobre várias pessoas da produção ao longo dos anos que podem validar isso; e eu tenho uma dessas histórias aqui (já contei isso uma ou duas vezes anteriormente). Eu fui contratado como ilustrador para Halloween 2, em 1981, trabalhando para o designer de produção J. Michael Riva. No armário para guardar itens da produção na Pumpkin Pie Productions, nós tínhamos uma máscara que sobrou do Halloween original, e não havia ideia de onde conseguir outras para a sequência. Então, nós tivemos que checar algumas lojas de brinquedo e coisa do tipo, mas eu notei que havia algumas palavras escritas na parte do pescoço. Era um número de série, com os dizeres ‘Don Post Studios’. Eu fiz uma ligação, li o número do modelo e me disseram: ‘É a nossa máscara do Capitão Kirk’. Eu perguntei se poderia comprar algumas delas, e me disseram: ‘Vamos te dar uma caixa, só nos dê os créditos’.”

Para além disso, há fotos que mostram as comparações entre a máscara original, criada pela Don Post Studios, e a versão que John Carpenter acabou utilizando no clássico slasher da década de 1970. Confira:

Máscara original do Capitão Kirk.

Máscara de Michael Myers.

Para chegar ao visual aproximado de Michael Myers, a máscara do Capitão Kirk teve que ser pintada de branco, com uma sobrancelha mais fina. A máscara foi amassada nas áreas da bochecha, para ficar mais expressiva. O cabelo foi pintado em uma coloração mais escura e puxado para trás, e para o toque final, o buraco para os olhos recebeu o aumento de tamanho.

Assim, nascia uma das máscaras mais lendárias do cinema de horror. E você, sabia dessa história?

Abaixo, veja também: