A história de como Star Wars criou o som da respiração pesada de Darth Vader

Capa da Publicação

A história de como Star Wars criou o som da respiração pesada de Darth Vader

Por Jaqueline Sousa

Existem alguns personagens marcantes da cultura pop que não precisam de muitas apresentações. Um deles é Darth Vader, o icônico vilão de Star Wars que sempre é lembrado por sua clássica armadura preta, a voz imponente de James Earl Jones e, claro, a respiração pesada que coloca medo em qualquer um. Mas você sabe qual é a história por trás do som que deu vida à respiração quase robótica do antagonista?

Em um dos primeiros rascunhos de George Lucas durante a criação de Darth Vader, o personagem era descrito apenas como “um general alto e de aparência sombria”. O desafio da equipe, então, era conseguir levar a visão de seu criador para as telonas, uma tarefa que precisou ser aprimorada ao longo do desenvolvimento do personagem.

A icônica máscara de Vader, por exemplo, inicialmente servia apenas como isto: uma simples máscara para cobrir seu rosto. Mas, um outro rascunho da criação da figura, descrito em Adventures of the Starkiller Episode 1: The Star Wars (via Slash Film), já começou a se aproximar um pouco mais do resultado final:

“Lorde Darth Vader, mão direita do Mestre dos Sith. Seu rosto sinistro está parcialmente obscurecido por suas vestes pretas esvoaçantes e a máscara com respiração grotesca.”

Quem é fã assíduo de Star Wars sabe que a armadura de Vader não é uma simples vestimenta por estilo. O vilão precisa dela para sua sobrevivência, e a respiração pesada, com um som que dá a impressão de que algo está sendo “filtrado”, ajudou a caracterizar ainda mais o personagem graças ao trabalho do designer de som Ben Burtt.

A respiração pesada de Darth Vader é um dos aspectos mais icônicos do vilão.

De acordo com uma entrevista de Burtt ao Film Sound Today, a ideia era criar um som que parecesse natural que refletisse a estética do filme. Isso fez com que o designer combinasse sons da vida real com ruídos sintéticos, e o mais legal de tudo é que a respiração que você escuta saindo de Darth Vader é a respiração do próprio Ben Burtt.

Para criá-la, o designer usou uma máscara de mergulho, algo que conseguiu transmitir a ideia de uma entonação pesada e modulada. Naquela época, a equipe ainda tentou adicionar outros sons macabros ao personagem, como um zumbido mecânico durante a movimentação do vilão. Contudo, eles acabaram optando por deixar apenas a respiração forte, já que nessas mixagens experimentais, Vader “parecia uma sala de emergência”.

Aproveite também: