Como um dos elementos mais importantes da mitologia do Batman não surgiu nos quadrinhos

Capa da Publicação

Como um dos elementos mais importantes da mitologia do Batman não surgiu nos quadrinhos

Por Junno Sena

Além de sua história de origem trágica e o símbolo em forma de morcego em seu peito, algo que se manteve constante na história do herói Batman foi o seu esconderijo secreto, a Batcaverna. Mas não é bem assim. O que é algo crucial para a construção do personagem nos dias de hoje, apenas surgiu nos quadrinhos anos depois de sua criação.

Criado por Bob Kane e Bill Finger, Batman chegou aos quadrinhos da Detective Comics em 1939. Foi apenas em 1942 que uma base secreta localizada no subsolo foi mencionada, mas estava longe de ser a tecnológica e icônica Batcaverna.

O conceito da mesma apenas seria melhor elaborado em 1943, quando a Columbia Pictures decidiu adaptar o herói para uma série de filmes de baixo orçamento. De acordo com o ScreenRant, os criadores da produção precisaram lidar com um número limitado de cenários. Por isso, para focar todos os pormenores investigativos da dupla dinâmica, decidiram criar a Batcaverna.

Pôster de The Batman, de 1943, disponibilizado pela Alamy

Mas, esse nome apenas foi criado nos quadrinhos. Em Detective Comics #83, publicado em 1944, a localização secreta onde Batman planeja suas aventuras foi chamada de Batcaverna.

Desde então, o lugar recebeu diversas atualizações, ganhando o visual sombrio que conhecemos nos dias de hoje.

Aproveite e continue lendo: