Por que a Capitã Marvel e a Supergirl têm o mesmo sobrenome?

Capa da Publicação

Por que a Capitã Marvel e a Supergirl têm o mesmo sobrenome?

Por Flávia Pedro

A Capitã Marvel e a Supergirl têm muitas coisas em comum, desde terem sido criadas para serem personagens femininas equivalentes a personagens femininos (Capitão Marvel e Superman), como suas habilidades, força física, aparência e seus nomes… Pois é, ambas dividem o mesmo sobrenome: Danvers! Será que há algo por trás disso?

Bom, existem muitas semelhanças entre super-heróis da DC e Marvel e existem alguns motivos para isso: editores que se inspiraram uns nos outros, escritores que trocavam de empresa, o desejo de contar histórias semelhantes… Esses fatores fazem sim com que coisas parecidas existam, mas  Kara Danvers (Supergirl) e Carol Danvers (Capitã Marvel) seria apenas um acidente ou uma coincidência?

Supergirl

Sim, aparentemente o sobrenome foi apenas uma coincidência incrível sobre as personagens! A Supergirl foi apresentada nos quadrinhos em 1959, como a kryptoniana Kara Zor-El. Sua identidade secreta original, na verdade, era “Linda Lee“, mas em 1961 que a jovem foi adotada pelos Danvers e passou a usar o sobrenome de sua nova família como o seu.

Já a Capitã Marvel foi criada seis anos depois (via ScreenRant) por Roy Thomas para a Marvel Comics. Carol Danvers não possuía nenhuma semelhança com a Supergirl, sendo apenas uma oficial da Força Aérea dos Estados Unidos e a chefe de segurança de uma base militar restrita. Carol era, na verdade, o interesse amoroso do Capitão Marvel.

Capa de Captain Marvel #1. Arte por Stephen Segovia.

Carol Danvers só passou a ser a Ms. Marvel em 1977, quando Gerry Conway lhe deu superpoderes após o Psyche-Magnetron – um dispositivo alienígena – explodir perto dela. Claro, a criação de personagens femininas por escritores da Marvel se deu graças a grande pressão para terem equivalentes femininos de seus heróis mais populares. Exemplo disso foi o surgimento da primeira Mulher-Aranha (1977) e da Mulher-Hulk (1980).

Assim, apesar das semelhanças, o criador da Capitã Marvel reforçou inúmeras vezes que não se inspirou na Supergirl para dar nome a sua personagem.

Confira também: