Como brinquedo visto em Toy Story abriu caminho para a publicidade infantil na TV

Capa da Publicação

Como brinquedo visto em Toy Story abriu caminho para a publicidade infantil na TV

Por Nick Narukame

Muita gente pode não saber, mas muitos brinquedos apresentados em Toy Story, da Pixar, realmente existem ou existiram no mundo real. Um deles – o Senhor Cabeça de Batata – foi até mesmo responsável por abrir caminho para a publicidade infantil, que não era comum à época de seu lançamento.

O Senhor Cabeça de Batata original foi idealizado por George Lerner, que queria encontrar uma forma de incentivar as crianças a consumirem legumes e verduras. Ele então teve a ideia de vender peças de plástico para que fossem encaixadas em batatas reais e divertissem assim seu público alvo (via The Disney Classics).

A ideia não decolou de primeira já que havia uma certa escassez de alimentos devido ao pós-guerra, mas depois que a Hasbro comprou a ideia em 1950, as coisas começaram a mudar de figura. Em 1952 as partes do Senhor Cabeça de Batata já estavam sendo comercializadas por toda a américa, mas comerciantes de alimentos acabaram notando certos problemas ao se misturar comida real com um brinquedo e em 1962 o Senhor Cabeça de Batata recebeu também uma base de plástico em formato de batata para resolver a situação.

O personagem Senhor Cabeça de Batata

Senhor Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo a ganhar comercial totalmente voltado para crianças na TV.

Senhor Cabeça de Batata foi o primeiro brinquedo a ser anunciado na TV em 1952 com um comercial totalmente voltado para crianças, o que era uma grande novidade no meio da publicidade. O brinquedo se tornou tão popular que recebeu até mesmo quatro votos pelo correio para se tornar o prefeito de Boise, Idaho em 1985.

O Senhor Cabeça de Batata pode não ter sido o brinquedo mais famoso do mundo como a Barbie por exemplo, mas sua importância no meio dos brinquedos não deve ser esquecida. Ele pavimentou a estrada para que muitos comerciais memoráveis voltados ao público infantil fossem produzidos e, mesmo que agora esse tipo de publicidade esteja proibida no Brasil desde 2014, muitos jovens adultos se lembram desse material com nostalgia e saudade.

Mas e você? Qual comercial da sua época mais te marcou? Divida com a gente nos comentários!

Aproveite e confira também: