Bienal do Livro: Edição de 2023 registra recorde de vendas histórico no primeiro fim de semana

Capa da Publicação

Bienal do Livro: Edição de 2023 registra recorde de vendas histórico no primeiro fim de semana

Por Flávia Pedro

O primeiro fim de semana da Bienal do Livro Rio  de 2023 foi marcado por pavilhões movimentados, painéis lotados e estandes repletos de novidades que, juntos, bateram o recorde de vendas do primeiro fim de semana do evento. O maior evento de literatura e entretenimento do país se tornou um Patrimônio Cultural do Estado do Rio de Janeiro e recebeu diversos visitantes, que renderam ótimos números para diversas editoras.

Editoras como Rocco, Globo Livros, Intrínseca, Sextante e HarperCollins Brasil tiveram suas expectativas superadas e agora esperam números ainda melhores para o segundo final de semana, que promete ser ainda mais agitado no mercado literário.

“A Bienal é o maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país e chega aos seus 40 anos ampliando o conceito de leitura, valorizando as histórias e as narrativas, independentemente da plataforma, seja ela cinema, série, games ou TikTok. Tudo parte ou volta para o livro e aí está a beleza de conquistar leitores”, diz Bruno Henrique, gerente de Conteúdo e Marketing da GL events

Bienal do Rio – 2023

“Estamos muito satisfeitos com o público nesses três primeiros dias de Bienal, as editoras tiveram ótimas vendas e os autores também estão bastante empolgados em ver o público retomando em peso ao Riocentro, para acompanhar novos formatos e experiências que estamos trazendo para esta edição especial. O grande número de pessoas só comprova a potência desse encontro”, comenta Tatiana Zaccaro, diretora da GL events Exhibitions

A editora Rocco, por exemplo, revelou que teve o maior faturamento em um único dia de Bienal no dia 02/09, batendo a edição de 2019 com 85% de vendas a mais (via Danthi). Além disso, em comparação com a Bienal de São Paulo de 2022, a nova edição carioca trouxe 70% a mais de vendas no primeiro sábado dos eventos. A Intrínseca e a Sextante também conseguiram bons números, constando 100% de aumento nas vendas, enquanto a Record somou mais de 120%.

Já a Globo Livros e a HarperCollins contabilizaram 50% a mais neste primeiro fim de semana, se comparado com o da última Bienal Rio ou a edição de São Paulo de 2022.

Confira também: