Bienal 2023: Autora nacional Babi Dewet explica como funciona as adaptações de livros em filmes no Brasil

Capa da Publicação

Bienal 2023: Autora nacional Babi Dewet explica como funciona as adaptações de livros em filmes no Brasil

Por Gabriel Mattos

A Bienal do Livro 2023, a maior feira de livros do país, está acontecendo neste final de semana no Rio de Janeiro. Entre os destaques estão lançamentos exclusivos, como da nova obra de Babi Dewet: As Coisas que Eu Não Disse. Em entrevista a Legião dos Heróis, a autora relembrou um grande projeto que moldou sua carreira, a adaptação de seu conto Outono do livro Um Ano Inesquecível.

Durante a conversa, Dewet conta que revisitar a história ajudou a amadurecer seu processo de escrita, que acabou recebendo forte colaboração do diretor do filme, Lázaro Ramos. A escritora também lembrou que o trabalho de outra autora da mesma coletânea foi essencial para aquecer o mercado juvenil para que livros como os seus pudessem ser escritos.

“Primeiro a gente tem que agradecer muito a Thalita Rebouças. Não preciso nem dizer primeira, mas… Thalita ajudou a redescobrir a literatura juvenil aqui no Brasil, né? Ela tava lá atrás abrindo portas, inclusive, para as adaptações. E hoje a gente tem esse mercado olhando cada vez mais pros livros brasileiros,” explica.

Rebouças publicou o livro Fala Sério, Mãe! em 2004. O sucesso foi tamanho que a obra deu origem a uma série de sete livros juvenis com a mesma temática e, em 2017, uma adaptação cinematográfica co-roteirizada pela própria Thalita Rebouças, estrelado por Larissa Manoela.

Outros cinco livros da autora foram adaptados para o cinema, incluindo Um Ano Inesquecível – Verão, abrindo caminho para novas escritoras terem suas histórias traduzidas para as telonas. Entretanto, Dewet reforça que, mesmo que tenha melhorado, o processo ainda é bem complexo.

“É um processo longo. Uma produtora pega os direitos do livro e aí paga o sinal pro direito do livro, aí tem um tempo para produzir esse filme. Se não produzir direito, volta para o autor. Então tem um monte de tentativas para fazer funcionar. Então é por isso que muitas pessoas vendem os direitos, mas nem tantos filmes são feitos,” conta.

Aproveite e confira também