Avatar: M. Night Shyamalan diz que fez esforço genuíno para entregar uma boa adaptação live-action

Capa da Publicação

Avatar: M. Night Shyamalan diz que fez esforço genuíno para entregar uma boa adaptação live-action

Por Gus Fiaux

Avatar: A Lenda de Aang é um dos desenhos mais amados de todos os tempos. Em suas três temporadas, somos levados a um mundo fantástico habitado por dobradores dos quatro elementos e seguimos a evolução de Aang e dos seus amigos. Porém, quando a primeira adaptação live-action chegou aos cinemas em 2010, com o título O Último Mestre do Ar, muitos fãs ficaram revoltados.

O filme dirigido por M. Night Shyamalan rendeu críticas muito negativas por conta das mudanças em relação ao desenho original e o elenco majoritariamente composto por pessoas brancas, em papéis que originalmente seriam de pessoas asiáticas, inuítes e outras etnias. Mas o diretor afirma que tentou dar o melhor de si na adaptação.

Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter para divulgar seu novo filme, Batem à Porta, Shyamalan foi bem claro ao dizer que o filme foi sua primeira experiência com cinema blockbuster de grande orçamento, tudo isso ao adaptar uma propriedade intelectual conhecida e adorada, e ele acabou sucumbindo à pressão do estúdio:

“Todos nós passamos por momentos em nossas vidas onde queremos ser aceitos. Nós ficamos cansados da luta e de ter que defender quem somos. E sutilmente, ou às vezes exageradamente, eles dizem: ‘Você está errado por fazer isso desse jeito. Você é arrogante. Se você fizesse só isso, isso e isso, tudo vai funcionar’. E eu pensei: ‘OK, talvez vocês estejam certos’.”

Na época, o diretor já tinha feito seu nome com filmes como O Sexto SentidoCorpo Fechado Sinais, mas ia entrando em um período sombrio já que a crítica passou a massacrar seus lançamentos recentes, como Fim dos Tempos. Por isso, ele buscou refúgio em um blockbuster.

Batem à Porta, novo filme de M. Night Shyamalan, está em cartaz nos cinemas.

Shyamalan diz que tentou de tudo para seguir as necessidades do estúdio e entregar um filme que fosse rentável, e para isso, acabou sacrificando muito do que ele considera “especial” na arte de fazer filmes. Ele ainda agradece pela oportunidade, mas reconhece que havia pessoas mais preparados para compor esse tipo de narrativa:

“Então eu fiz um esforço genuíno para me juntar ao sistema, mas aprendi que a coisa especial que me faz feliz era bem difícil de se fazer dentro do sistema. Foi maravilhoso ter tido uma oportunidade, mas há muitas pessoas que são bem melhores nesse tipo de narrativa do que eu. Eu estava esperando que outros me deixassem seguro. Eu estava esperando que o sistema me abraçasse e cuidasse de mim, mas não é assim que o mundo funciona.”

Nos últimos anos, o diretor passou por um renascimento em seus filmes, com muitas obras se tornando sucesso de crítica como A VisitaFragmentado e, mais recentemente, Tempo. Seu novo filme, Batem à Porta, tem sido considerado por muitos como sua melhor obra desde Sinais, o que certamente deve chamar muita atenção dos fãs do diretor!

O mais novo filme de M. Night Shyamalan, chamado Batem à Porta, está em cartaz nos cinemas.

Abaixo, veja também: