Avatar: Frontiers of Pandora – Como o game se encaixa na franquia?

Capa da Publicação

Avatar: Frontiers of Pandora – Como o game se encaixa na franquia?

Por Márcio Jangarélli

Você já pode retornar a Pandora para a aventura de sua vida! Avatar: Frontiers of Pandora já está disponível e traz consigo uma expansão da história da franquia, contando com uma jornada original e profunda pelas exuberantes terras Na’vi. Mas como isso se encaixa no lore oficial da saga?

Não se preocupe, estamos aqui para ajudar. Frontiers of Pandora serve para enriquecer tudo o que você já conhece sobre Avatar, com eventos pré e pós o primeiro capítulo da aventura. Vem comigo entender melhor como as linhas dessa história se cruzam.

OITO ANOS ANTES

Tudo começa oito anos antes da primeira história da saga Avatar, quando o R. D. A. (Resources Development Administration), já em Pandora, sequestrou cinco crianças Na’vi para um projeto de embaixadores entre Na’vi e humanos. 

O grupo Na’vi ficou confinado em uma instalação RDA, sendo treinado em combate com armas de fogo e ensinado a esquecer sua cultura nativa e abraçar a terráquea. No entanto, as crianças se lembravam de terem sido retiradas de sua tribo, almejavam por liberdade, por Pandora, e rejeitavam a doutrina humana.

Assim, esse grupo passou oito longos anos nas mãos do RDA, encontrando uma possível aliada na Dra. Alma Cortez, que usava um avatar Na’vi para conversar com as crianças, e um inimigo no líder da instalação, John Mercer.

O ANO DA MUDANÇA

Oito anos se passam, Jake Sully acontece à Pandora (os eventos da primeira história Avatar) e isso muda a situação humana nas terras Na’vi. John Mercer recebe a ordem de evacuação do RDA e ordena que o grupo Na’vi mantido na instalação seja eliminado.

Os jovens Na’vi tentam escapar de seu cativeiro, mas a presença RDA no lugar ainda é forte demais. Sua salvação, então, vem pelas mãos da Dra. Alma, que os esconde em câmaras de suspensão criogênica, fazendo com que o grupo entre em um longo, longo sono.

ALÉM, NO FUTURO

Dezesseis anos depois dos eventos do Avatar original e do grupo Na’vi ser colocado em suspensão criogênica, as ruínas da base RDA recebem visitantes novamente. Rebeldes Na’vi e desertores do RDA, liderados pela Dra. Alma, despertam os jovens do gelo, enquanto John Mercer retorna ao local para apagar os vestígios de seu antigo trabalho.

Dessa forma, Avatar: Frontiers of Pandora coloca o jogador em uma posição única: você é Na’vi, mas não conhece mais sua cultura original. As crianças do projeto embaixador tentaram preservar suas lembranças, mas foram criadas imersas em cultura humana. Escapar da base RDA significa encarar um mundo ao mesmo tempo novo e nostálgico, tentando entender seu lugar em Pandora e encontrar o que restou de suas raízes.

É importante notar que dezesseis anos depois da chegada de Jake Sully é quando ocorrem os eventos do segundo capítulo da franquia Avatar. No entanto, Frontiers of Pandora se passa em uma região diferente do planeta, com novas culturas, lugares e criaturas para conhecer.

Preparado para vivenciar Pandora de uma maneira única? Avatar: Frontiers of Pandora já está disponível para PlayStation 5, Xbox X/S e PC.