Armored Core: Conheça a clássica franquia da FromSoftware

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Armored Core: Conheça a clássica franquia da FromSoftware

Por Ygor de Oliveira Ferreira

A FromSoftware se tornou uma das empresas mais queridas da indústria por ser responsável por jogos como Dark Souls e Elden Ring, dando vida ao gênero soulslike e servindo de inspiração para vários outros estúdios. O novo lançamento da empresa é ARMORED CORE VI FIRES OF RUBICON, que traz de volta uma franquia antiga do estúdio que por muito tempo foi seu maior sucesso.

Apesar disso, Armored Core é um nome que pode facilmente não ser reconhecido pela nova geração, já que seus lançamentos geralmente atraem um nicho específico de jogadores e pode não ter chamado tanta atenção aqui no Brasil. Mas a franquia mostra não só a evolução da FromSoftware, como alguns pequenos detalhes que a ligam a Dark Souls.

Neste artigo você confere a história da franquia Armored Core!

O surgimento de Armored Core

O primeiro Armored Core surgiu de uma parceria entre a From Software, a Sony e Shoji Kawamori

A FromSoftware foi fundada em 1986 e inicialmente desenvolvia software para negócios. Apesar disso, uma parte dos desenvolvedores eram apaixonados por fantasia e mechas gigantes, o que fez com que eles tentassem criar um jogo para PC onde mechas em 3D navegassem em um labirinto.

As ideias acabaram não dando certo, mas o conceito do labirinto acabou se tornando Kings Field que em 1994 chegou ao PlayStation 1. Enquanto a empresa tentava se estabelecer nos jogos, a Sony começou a entrar em contato com Shoji Kawamori para iniciar um novo projeto.

Kawamori é conhecido pela criação dos mechas de Macross, que serviu de inspiração para visuais icônicos como o de Optimus Prime. Sua ideia era a criação de um jogo onde o jogador poderia criar um mecha próprio, construindo em volta de um núcleo de armadura, um Armored Core. Kawamori e a From Software começaram a trabalhar no projeto trazendo de volta a ideia dos mechas em 3D navegando em labirintos, mas adicionando uma narrativa onde a humanidade precisou se esconder no subsolo depois de uma calamidade.

Então, em 10 de julho de 1997, o primeiro Armored Core foi lançado para o PlayStation 1. Na trama, o jogador está no controle de um mercenário trabalhando para as megacorporações que estão em busca de poder. O jogo não perde tempo explicando como cada aspecto funciona, iniciando em uma missão de treinamento e te jogando pra aventura sem maiores contextos de como cada peça funciona. Mas entre as muitas armas disponíveis no game é possível ver um nome que a maior parte dos jogadores de Dark Souls reconhecem: A Moonlight, que está presente em quase todos os jogos da empresa.

O primeiro jogo de Armored Core já traz muitas coisas que ficaram marcadas na franquia até hoje, como a estrutura de missões e a própria customização. Ele também lida de forma interessante com a derrota, já que ao falhar em uma missão você perde dinheiro porque o estrago feito no local e a munição gasta deve ser paga pelo jogador. Além disso, não é possível tentar novamente cumprir aquele objetivo. Seu final é definido por qual empresa o jogador trabalhou mais, dando um senso de escolha que também está presente na série toda.

Em seu lançamento a produção chamou a atenção e acabou rendendo duas expansões, chamadas de Project Phantasma e Master of Arena, progredindo a história do primeiro jogo e introduzindo o modo Arena, onde o jogador pode enfrentar outros AC.

O Crescimento da Franquia

Por muito tempo Armored Core tinha lançamentos anuais

Com o sucesso da franquia era esperado que com o lançamento do PlayStation 2, pudéssemos ver mais dos robôs. E em 2000, ano do lançamento do console, Armored Core 2 chegou. A produção dá sequência aos eventos do jogo anterior, se passando 70 anos após Master of Arena.

O segundo jogo foi muito elogiado pelo seu visual, que usava todo o poder do início do novo console da Sony, fazendo os AC ficarem ainda mais impressionantes, mas entre suas críticas estavam seus controles. O PlayStation 2 já foi lançado com o Dualshock 2, que trazia dois analógicos, mas Armored Core não os utilizava, algo que no primeiro jogo incomodava bem menos.

O segundo jogo recebeu somente uma expansão, chamada de Another Age, que chegou em 2001 e trazia mais de 100 missões, mas retirava o modo Arena, algo que não agradou tanto na época.

Mantendo o lançamento anual, Armored Core 3 foi lançado para o PlayStation 2 em 2002. O game funcionava como um reboot da série, mas mantém as mesmas ideias dos humanos vivendo no subterrâneo e o jogador no controle de um mercenário que será chamado de Raven e cumpre trabalhos para diversas megacorporações. A partir deste ponto os lançamentos anuais começaram a virar um problema por conta dos controles datados e poucos elementos de inovação.

Armored Core 3 teve 5 expansões diferentes, Silent Line, Nexus, Nine Breaker, Formula Front e Last Raven. Nexus marca a primeira vez que a franquia trazia o uso de dois analógicos, o que até foi alvo de elogios.

Quando a franquia parecia estagnada, tivemos a nova geração dos consoles. Assim, em 2006 foi lançado Armored Core 4, para PlayStation 3 e Xbox 360, o primeiro game a ser multiplataforma. O jogo foi dirigido por Hidetaka Miyazaki, conhecido por ser a pessoa por trás de Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring, além de ser o atual presidente da FromSoftware, mas não contou com o envolvimento de Shoji Kawamori.

O jogo era mais um reboot da história e dessa vez mostrava uma Terra devastada por guerras, onde os governos foram substituídos por corporações que travam conflitos utilizando os Armored Core. Ele trazia uma experiência mais acessível, com controles mais fáceis de controlar e ainda mais velocidade, com algumas novidades como o Quick Boost, um pequeno avanço ágil que torna a ação mais dinâmica. Enquanto isso, a parte de customização se mantém com a mesma complexidade, mas com visuais ainda mais impressionantes. A produção foi bem divisiva entre os fãs de Armored Core, alguns gostaram do aumento na velocidade e facilitações, enquanto outros diziam que tirava um pouco o brilho da franquia.

Armored Core 4 marca a estreia de Hidetaka Miyazaki na direção de jogos

Armored Core 4 teve somente uma expansão, chamada de For Answer, lançada em 2008 e dirigida novamente por Miyazaki. Ela trouxe algumas melhorias ao jogo, sendo ainda mais rápida, com mais peças e um balanceamento melhor para quem gosta das partidas online. Em uma das missões do game é possível enfrentar um mercenário chamado de Patches For Good Luck, nome conhecido por fãs de Dark Souls, Demons Souls ou Elden Ring, já que ele está presente em todos eles, mantendo sua covardice e astúcia.

Depois de For Answer a franquia ficou alguns anos sem lançamentos, enquanto a FromSoftware dava vida a Demon’s Souls e o primeiro Dark Souls. Então, em 2012, Armored Core V chegou para o PlayStation 3 e Xbox 360, sendo um lançamento bastante polêmico para os fãs da franquia, dando alguns passos para trás em relação ao jogo anterior e apresentando um combate mais lento, com um foco maior em PvP e uma HUD um tanto poluída que podia acabar escondendo inimigos.

Os pontos criticados pelos fãs foram corrigidos com a expansão Verdict Day, que modificou a HUD para evitar novos problemas. Apesar disso, as novidades não foram o bastante para atrair novos fãs e com o sucesso cada vez maior de Dark Souls, o resultado foi a franquia Armored Core passar uma década na geladeira.

Um novo começo

Armored Core VI: Fires of Rubicon traz de volta a grande franquia da From Software revitalizada

Entre 2013 e 2023 a From Software ascendeu como uma das referências a jogos espetaculares, com grandes produções como Bloodborne, além de vencer duas vezes o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards, com Sekiro: Shadows Die Twice e Elden Ring. Mas depois de tantos anos chegou a hora de retornar a sua antiga franquia com ARMORED CORE VI FIRES OF RUBICON.

O novo jogo foi lançado em 25 de agosto deste ano busca não só trazer de volta os fãs antigos da franquia, como também atingir um novo público. Para isso, o combate ganhou mais velocidade, se assemelhando um pouco com o quarto jogo, mas com muito mais precisão nos controles. Mas seu grande diferencial é tentar unir os principais aspectos de Armored Core, como a construção de seu mecha e a estrutura de missões, com o que faz jogos como Dark Souls se tornarem icônicos: seus chefões.

O novo jogo traz batalhas de chefões cinematográficos e extremamente desafiadores, onde o jogador precisa não só aprender seus padrões como construir um AC para melhor lidar com seu adversário. Para isso o jogador tem um arsenal gigantesco de peças para customizar da forma que se adapta com seu estilo de jogo, assim como as diferentes classes de Elden Ring.

Apesar de uma estrutura bem diferente, ARMORED CORE VI tem tudo para agradar quem gosta de se desafiar e passar horas tentando aprender a lidar com cada um dos chefes. Mas também para quem adora criar um personagem que além de poderoso e visualmente interessante.

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