Séries como Agentes da S.H.I.E.L.D. e Inumanos são cânones no MCU? Kevin Feige resolve o debate

Capa da Publicação

Séries como Agentes da S.H.I.E.L.D. e Inumanos são cânones no MCU? Kevin Feige resolve o debate

Por Gus Fiaux

Desde que o Universo Cinematográfico da Marvel passou por uma grande “reunificação” ao longo dos últimos anos, com todas as obras agora sendo lançadas no cinema ou direto no Disney+, diversas obras acabaram ficando no limbo do cânone, sem que saibamos ao certo o que vale ou não para o MCU. Esse é o caso de Agentes da S.H.I.E.L.D. e Inumanos, bem como outras séries que foram vendidas como parte da franquia, mas hoje já não são nem citadas.

Recentemente, a Marvel publicou o livro The Marvel Cinematic Universe: An Official Timeline, compêndio que explica a cronologia detalhada do Universo Cinematográfico da Marvel até o momento. Muitos fãs ficaram bem irados ao saber que Agentes da S.H.I.E.L.D. e outras produções ficaram de fora do livro, mas Kevin Feige parece ter dado a resposta para uma pergunta que já dura anos.

No prólogo do livro, escrito pelo próprio Feige, temos as respostas para as indagações relacionadas ao lugar de obras antigas no atual Universo Cinematográfico da Marvel. De acordo com o produtor (via Comic Book Movie):

No que diz respeito ao Multiverso, reconhecemos que há histórias (tanto filmes quanto séries) que são canônicas para a Marvel, mas foram criadas por diferentes contadores de histórias durante diferentes períodos da história da Marvel. A cronologia apresentada no livro é específica para a Linha Temporal Sagrada do MCU, até a Fase 4. Mas, conforme nós seguimos em frente e nos aprofundamos na Saga do Multiverso, você nunca sabe quando as linhas do tempo podem colidir ou convergir (dica/alerta de spoiler).

Em essência, o que Feige está dizendo é que Agentes da S.H.I.E.L.D. (bem como todas as obras que ficaram de fora da linha do tempo oficial) não fazem mais parte da cronologia do MCU. Entretanto, como estamos desbravando a Saga do Multiverso nos cinemas, ainda há possibilidades de que esses mundos se encontrem novamente.

Basta pensar em Inumanos, produção altamente criticada da ABC, que apresentou a Família Real Inumana ao mundo. Ainda que a série pareça ter sido esquecida pela própria Marvel, já tivemos uma referência bem grande para a produção em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, que trouxe Anson Mount de volta ao papel do Raio Negro.

Com isso, agora entendemos que todas as obras consideradas “cânone” para o MCU são apenas os filmes e as séries do Disney+. Até mesmo produções que vão ganhar novas “versões”, como o Demolidor da Netflix, não são citados no livro, o que indica que a versão do personagem que conhecemos em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa e em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis não é a mesma da série de 2015.

Agentes da S.H.I.E.L.D. Inumanos estão disponíveis no Disney+.

Abaixo, veja também: