A Pequena Sereia: Halle Bailey responde às reações racistas ao seu papel de Ariel no live-action

Capa da Publicação

A Pequena Sereia: Halle Bailey responde às reações racistas ao seu papel de Ariel no live-action

Por Gabriel Mattos

Depois de fazer sucesso no mundo da música ao lado de sua irmã Chlöe Bailey, Halle Bailey assumiu o desafio de encarnar a nova Princesa Ariel no filme de A Pequena Sereia. E apesar da decisão convidar todo um grupo de pessoas a finalmente se imaginar no reino mágico das princesas da Disney, a reação mais vocal pela internet foi a de racistas por todo o mundo. Em entrevista a The Face, a protegida da Beyoncé respondeu como lidou com tamanha agressividade.

O poder de uma princesa preta

Halle Bailey como Ariel no mais recente teaser (C. Disney)

Assim que foi oficialmente anunciada no papel, Halle sofreu uma série de ataques de todas as esferas sociais — desde haters espalhando seu ódio pelas redes sociais a políticos conservadores americanos destilando preconceito nos palanques. Nada disso surpreendeu a atriz, que não poupou rodeios em sua declaração.

“Como uma pessoa preta, você simplesmente espera [que] isso [aconteça] e não é mais um choque na real,” reflete.

Mesmo que tamanha agressividade use argumentos irracionais, Halle entende que os ataques fazem parte de um problema maior — um conflito de raça. E a atriz não tem medo algum de abordar o assunto de maneira bastante sincera.

“Eu sei que as pessoas dizem que ‘não é sobre raça’. Mas agora que eu sou a Ariel…,” pontua a atriz sobre a hipocrisia dos argumentos, “As pessoas não entendem que quando você é preta, existe toda essa outra comunidade. É tão importante que a gente se veja [nesses espaços].”

Conselho da Beyoncé

Um vislumbre do visual da princesa (C. Disney)

Halle lembrou um conselho que recebeu diretamente de Beyoncé, no início de sua carreira musical. A cantora veterana abraçou ambas as irmãs quase como suas afilhadas profissionais e vem aconselhando a dupla desde então, o que lhes preparou para a resistência que viria ao desbravar indústrias que desmerecem o trabalho de profissionais negros em cada parte do processo.

“Quando assinamos pela primeira vez com a [gravadora] Parkwood, [Beyoncé] sempre falava: ‘Eu nunca leio comentários sobre mim. Nunca, jamais leia os comentários.’,” revela Halle. “Honestamente, quando o teaser saiu, eu estava na D23 Expo e estava tão feliz. Eu não vi nada da negatividade.”

A atriz preferiu focar toda a sua energia exatamente na comunidade que enfim se via representada no mundo das princesas com a chegada de Halle no papel. Logo após a estreia da primeira prévia, a internet foi inundada de vídeos de pais mostrando suas filhas pretas emocionadas ao verem a nova Pequena Sereia pela primeira vez. E ao se deparar com esses vídeos, Halle ficou bastante emocionada.

“Eu fiquei chorando a noite toda por dois dias, só olhando para eles sem acreditar. Me sinto muito grata por onde eu estou,” conclui.

A nova Princesa Ariel é preta e chega aos cinemas brasileiros em 25 de maio, quando o novo live-action de A Pequena Sereia está previsto para estrear.

Leia também: