A Lenda de Vox Machina: Produtores explicam como transformaram podcast de RPG na série animada da Prime Video

Capa da Publicação

A Lenda de Vox Machina: Produtores explicam como transformaram podcast de RPG na série animada da Prime Video

Por Gabriel Mattos

A Lenda de Vox Machina foi uma das animações mais surpreendentes do último ano, apresentando com fidelidade o mundo dos RPGs de mesa ao grande público. E tamanha profundidade não é por acaso, afinal, a série adapta uma campanha de RPG do popular podcast Critical Role, que reuniu grandes nomes da dublagem estadunidense em uma história empolgante. Em entrevista à Legião dos Heróis, os produtores executivos Matthew Mercer e Travis Willingham explicam como foi o processo de adaptação.

Na aventura de RPG original, Matthew assume o papel de mestre, isto é, a pessoa que ajuda a conduzir a história. Durante as partidas, o enredo acaba sendo construído de maneira colaborativa entre o mestre e os jogadores, resultando em uma perspectiva bastante particular que precisou ser revista na animação.

“Eu acho que uma das coisas legais da série e revisitar essas histórias é que, quando você joga RPG, é muito centrado no jogador. Agora que estamos voltando na animação, nós podemos ver traços do mundo e perspectivas que não são a dos jogadores,” explica.

A Lenda de Vox Machina acompanha um grupo desastrado de aventureiros (C: Prime Video).

Um desses jogadores da aventura do Critical Role é Travis, que volta a interpretar o bárbaro Grog na série da Prime Video. Travis, assim como os demais membros da campanha original, estive diretamente envolvido na adaptação de ambas as temporadas e explica que muita coisa precisou ser cortada para contar histórias que levavam dezenas de capítulos de 3 a 4 horas em alguns minutos.

“É um processo extremamente complicado que leva muito tempo e inclui uma dezena de lousas,” revela Travis, “Nós chegamos lá, escrevemos todos os nossos momentos favoritos, revisamos os personagens e os momentos favoritos dos fãs na internet e colocamos tudo ali. Nós criamos linhas do tempo e voltamos tentando entender como conectar tudo para que faça sentido com o roteiro.”

O produtor compara a construção desse novo universo com estar “criando nosso próprio Universo Cinematográfico da Marvel,” cheio de referências e participações especiais. Mas esse cuidado em homenagear a origem do projeto acaba levantando uma preocupação com o público que nunca ouviu o podcast original.

“Porque não estamos fazendo uma série só para os fãs que já conhecem,” reforça, “Nós queremos garantir que as novas pessoas estejam tendo uma experiência com a história que seja inteiramente única e que os incentive a voltar para ver mais. Nós passamos por múltiplas variações da história, da cronologia… A gente senta numa sala e testa para ver o que funciona.”

A segunda temporada de A Lenda de Vox Machina estreou na Prime Video nessa sexta. Novos episódios serão lançados toda semana.

Leia também: