Como 3 dos maiores filmes de terror do cinema foram inspirados pelo mesmo serial killer

Capa da Publicação

Como 3 dos maiores filmes de terror do cinema foram inspirados pelo mesmo serial killer

Por Flávia Pedro

Se você é um fã de terror, sabe que grande parte dos filmes de sucesso se baseiam em um assassino aterrorizante colecionando vítimas com mortes cada vez mais violentas. Mais que isso, sabe que em alguns dos casos, esses criminosos da ficção acabam sendo baseados em serial killers reais! Mas você sabia que filmes como Psicose, O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes foram inspirados em um mesmo assassino da vida real?

Quem foi Ed Gein?

Ed Gein

O homem que inspirou tais obras se chama Ed Gein e morava em Plainfield, Wisconsin. Ele tinha a mórbida mania de desenterrar cadáveres de cemitérios para criar seus troféus e outras coisas com os cadáveres, mas também foi acusado de necrofilia, crime que ele negou. Mas ele não para por aí! Gein afirmou ter matado duas mulheres de 1950 à 1968, sendo considerado culpado por ambos os crimes, mas como foi constatado insanidade mental, acabou sendo encaminhado para uma Instituição Mental, ficando lá até o ano de sua morte (1984) aos 77 anos. (via ScreenGeek)

O cenário que encontraram em sua casa foi assustador, pois se tratava de uma coleção de pele humana, ossos, crânios humanos, além de várias outras partes de corpo. Cada uma dessas partes tinham utilidade para Ed: a pele era utilizada para fazer máscaras ou capas de móveis e os crânios eram usados como tigelas, além de outras coisas diferentes. Quando questionado do motivo para fazer tais atrocidades, ele respondeu: “Eu tinha uma compulsão para fazer isso.”.

Os filmes de Terror que Ed inspirou

Norman Bates, de Psicose, foi inspirado no serial killer.

Psicose, do diretor Alfred Hitchcock, foi um dos filmes inspirados no assassino. Na verdade, se trata de uma adaptação de um romance escrito pelo autor Robert Bloch, o qual popularizou – em 1959 – os atos terríveis realizados por Ed Gein e os registrou através de seu personagem conhecido como Norman Bates.

Outro filme que também foi citado e inspirado no assassino é O Silêncio dos Inocentes, escrito originalmente por Thomas Harris. Ed foi a inspiração perfeita para a criação do serial killer fictício, Buffalo Bill. Não é por acaso que o personagem também tinha atração por pele humana, assim como Leatherface, de O Massacre da Serra Elétrica.

E essa – O Massacre da Serra Elétrica – com certeza é uma das obras mais populares que tiveram Ed como inspiração. Isso fica evidente, afinal o antagonista Leatherface utiliza máscaras de pele humana feitas com os rostos das pessoas que matava enquanto assassinava novas vítimas.

Fatos como esse mostram como a ficção e a vida real estão interligadas e, em alguns casos, se influenciam. Os crimes horríveis de Ed Gein tem influência não só no cinema, como na literatura e na música também, fazendo com que seus atos nunca fossem esquecidos.

Confira também: