Capa da Publicação

Fãs de Zack Snyder teriam usado robôs para garantir Oscar de Filme Favorito para Army of the Dead

Por Melissa de Viveiros

O site TheWrap divulgou hoje (12) uma matéria na qual indica que o prêmio de Filme Favorito dos Fãs do Oscar 2022 pode ter sido definido por programas automatizados. Criada para expressar os gostos do grande público, a categoria de Filme Favorito e a de Momento Mais Empolgante deveriam ser escolhidas pelo público por meio do Twitter, mas tiveram seus resultados alterados por robôs.

De acordo com o site, as votações feitas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas na rede social teriam sido dominadas por contas automatizadas, os chamados bots. A ferramenta Tweetbinder, que analisa hashtags, teria informado que milhares de votos falsos em favor de Zack Snyder teriam sido adicionados por essas contas, que representam a maior parte dos votos totais.

Isso teria levado à vitória do diretor nas duas categorias definidas pelo público. Army of the Dead venceu como Filme Favorito dos Fãs, enquanto a cena do Flash na Força de Aceleração mostrada no Snydercut de Liga da Justiça venceu como Momento Mais Empolgante.

Army of the Dead ganhou prêmio como Filme Favorito dos Fãs.

David Kirsch, um professor da Universidade de Maryland nos Estados Unidos que estuda bots utilizados por fãs, comentou o caso. De acordo com ele, as contas a favor de Snyder na votação “certamente não parecem ter sido criadas por usuários humanos”. Apesar disso, as contas estariam no limiar dos critérios estabelecidos pela equipe de pesquisa para determinar se uma conta é ou não legítima, o que dificulta declará-las oficialmente como robôs.

Outro ponto levantado pela matéria seria que o uso de contas falsas explicaria o porquê das drásticas variações no número de votos. O site afirma que no dia 27 de fevereiro, por exemplo, o número de votos diários saltou para 25 mil após semanas variando entre 4 e 15 mil.

Apesar de a empresa responsável por realizar a votação não ter comentado a situação, o TheWrap afirma que uma fonte garante que a Academia mantém sua decisão de premiar os filmes de Snyder. De acordo com o insider, a votação limitou o número de vezes que uma mesma conta poderia votar, além de barrar contas criadas há menos de um dia.

Outro fator pelo qual a Academia teria optado por manter os resultados seria que no site oficial da organização, o resultado foi o mesmo. Assim, de acordo o insiderArmy of the Dead teria vencido mesmo sem o uso de bots.

Até o momento, não se sabe se a categoria será mantida no próximo ano da premiação. Esta semana, a Academia teria realizado uma pesquisa com seus integrantes sobre diversas decisões do evento de 2022, incluindo a categoria escolhida pelo voto dos fãs.

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_