Capa da Publicação

O dia em que Yelena Belova se tornou tão forte quanto todos os Vingadores nas HQs

Por Arthur Eloi

Ao que tudo indica, o Universo Cinematográfico da Marvel deve criar sua própria versão dos Jovens Vingadores, e não seria exagero pensar que Yelena Belova assuma o papel da nova Viúva Negra. A personagem de Florence Pugh tem muito potencial nas telonas, mas nas HQs já demonstrou toda a sua força quando bateu cabeças com os Vingadores.

Em New Avengers Annual #1 (publicada no Brasil em 2007 como Universo Marvel Anual #1), fase escrita por Brian Michael Bendis, Yelena é retratada como uma vilã manipulada pela I.M.A.. Após ter o seu corpo destruído em chamas, ela é resgatada pela organização criminosa, que a transforma em uma Super-Adaptóide – ou seja, lhe dão a habilidade de absorver e copiar os poderes de outros heróis (via CBR).

Assim, ela declara guerra contra os Vingadores. Em um primeiro confronto, Yelena dá de cara com a Capitã Marvel, Mulher-Aranha, o Wolverine e Luke Cage. Mesmo em desvantagem, ela consegue absorver os poderes de todos eles, o que resulta em super-força, resistência sobrehumana, fator de cura e manipulação de energia – tudo concentrado em uma única pessoa. Por alguns momentos, Yelena se tornou a personagem mais forte de todo o Universo Marvel.

Sim, essa criatura monstruosa é Yelena Belova [Créditos: New Avengers Annual #1/Marvel Comics/Reprodução]

Sem chances de derrotá-la na porrada, quem bola um plano contra Yelena foi o Homem de Ferro e o Homem-Aranha, que decidem permitir que ela absorva os poderes do Sentinela. Acontece que o herói é marcado pela dualidade, já que convive com um lado sombrio conhecido como o Vácuo.

Yelena absorve ambas as partes sem saber, e rapidamente se vê levada ao ponto da insanidade pelas vozes e visões macabras. Sem correr riscos, a I.M.A. abre mão de manipulá-la neste estado, e Yelena é descartada por seus mestres sem cerimônia.

Nas telonas do MCU, dificilmente essa trama será adaptada – pelo menos não no futuro imediato. De qualquer forma, é uma boa relembrar que a jovem pode transitar entre heroína e vilã com certa facilidade.

Considerando que Yelena Belova pode tanto integrar os Jovens Vingadores quanto os Thunderbolts, é certo dizer que essa dualidade será mantida até nas telas.

Aproveite e confira:

Imagem de perfil
Arthur Eloi

Repórter entusiasta de filmes ruins, jogos de tiro e de horror em todas as suas formas. Dá notas duvidosas para obras questionáveis • @ArthurEloi117