Xenoblade Chronicles 3: Tudo que você precisa saber antes de jogar o grande JRPG do Nintendo Switch

Capa da Publicação

Xenoblade Chronicles 3: Tudo que você precisa saber antes de jogar o grande JRPG do Nintendo Switch

Por Gabriel Mattos

Não é só do público casual que vive o Nintendo Switch. O console híbrido é lar de uma respeitável biblioteca de JRPGs e fãs deste gênero estão prestes a ganhar mais um título exclusivo de peso: Xenoblade Chronicles 3. Nesta quarta (22), foi ao ar um Nintendo Direct focado no jogo, trazendo uma prévia do que é possível esperar. Para quem ficou curioso, segue tudo que você precisa saber antes de jogar a próxima aposta da franquia.

Assita o Xenoblade Chronicles 3 Direct

Caso queira assistir a transmissão na íntegra, confira o vídeo a seguir com legendas em português de Portugal:

O que é Xenoblade Chronicles 3?

Jogo promove uma aventura imersiva.

Xenoblade Chronicles 3 é o quarto jogo da franquia de JRPG exclusiva da Nintendo que estreou no Nintendo Wii. Nele o jogador é convidado a desbravar um imenso mundo aberto, com cenários surreais, enquanto enfrenta monstros e robôs em um combate que traz o olhar estratégico dos RPGs de turno para lutas frenéticas em tempo real.

O primeiro jogo chegou ao ocidente somente após uma intensa campanha dos fãs, conhecida como Operation Rainfall, e se tornou um clássico cult. Mas a franquia só foi explodir de verdade após a aparição do protagonista Shulk em Super Smash Bros. for 3DS e Wii U. Depois disso, o primeiro jogo foi relançado para New 3DS e Switch, além de ganhar sequências no Wii U (Xenoblade Chronicles X) e no Switch (Xenoblade Chronicles 2).

O próximo jogo da franquia, Xenoblade Chronicles 3, promete misturar os elementos mais populares dos fãs, trazendo o melhor da franquia para novos e velhos jogadores.

Qual é a história de Xenoblade Chronicles 3?

Guerra entre duas nações trazem lucros pros seus líderes.

Xenoblade Chronicles 3 acompanha a guerra entre duas nações do fantástico mundo de AioniosKeves e Agnus. Neste universo, a vida das pessoas duram exatamente 10 anos e todos são treinados desde pequenos para lutar neste conflito. Cada vida ceifada aumenta as chamas da vida de sua nação.

Um pequeno grupo de três soldados de cada lado é enviado em uma missão especial. Cegos pelo ódio, eles acabam se enfrentando no campo de batalha, mas depois de encontrarem uma figura misteriosa, eles decidem trabalhar juntos para por um fim deste ciclo de vida e morte.

Liderados por Noah, estes rebeldes decidem encontrar um jeito para ambas nações viverem em paz, especialmente depois de descobrir que os governantes das nações rivais estão trabalhando juntos. Para descobrir a verdade, eles se tornam fugitivos procurados por ambas nações. Sobreviver e encontrar um jeito de resolver este conflito de uma vez por todas é o objetivo principal do jogo.

Precisa ter jogado outros jogos para entender Xenoblade Chronicles 3?

Raças dos jogos anteriores estão de volta, como a misteriosa rainha que é High Entia.

Apesar de trazer algumas leves conexões, não precisa ter jogado todos os jogos da franquia para entender a história de Xenoblade 3. De modo geral, o game deve trazer pequenas referências a personagens, lugares e eventos dos jogos anteriores, que servirão mais como fanservice para os veteranos, sem prejudicar a experiência de quem começou a explorar este universo agora.

Para quem já conhece a franquia e está se perguntando como o futuro game vai lidar com os finais de Xenoblade Chronicles: Definitive Edition e Xenoblade Chronicles 2, a Nintendo confirmou em comunicado que o novo título conecta o futuro de ambos os jogos. Como exatamente isto vai funcionar ainda não foi detalhado, mas vai ser muito interessante descobrir como isto expande o lore da saga.

Como é a jogabilidade de Xenoblade Chronicles 3?

O mundo aberto de Aionios tem cenários de cair o queixo.

Apesar de combinar elementos de toda a história da franquia, quando o assunto é jogabilidade, Xenoblade 3 tem uma abordagem mais próxima dos elogiados sistemas clássicos, introduzidos em Xenoblade Chronicles: Definitive Edition.

O jogo traz um mundo vasto a ser explorado livremente, recheado de paisagens surreais e habitado por criaturas perigosas que devem ser encaradas com cuidado. Além da natureza exuberante, este mundo também traz cidades cheias de personagens peculiares para conhecer, adicionando um elemento social à experiência. Aceitando suas missões secundárias, o jogador vai descobrir fofocas, forjar amizades e conquistar novos aliados.

Combate é frenético e estratégico

Em batalha, combos e sua posição no campo são importantes para causar mais dano. Cada membro da equipe tem acesso a um arsenal de habilidades especiais conhecidos como Arts, que podem ser melhorados com pontos específicos.

As Arts variam dependendo das classes e, desta vez, será possível trocar a classe dos seus personagens para ter uma experiência mais personalizada. Uma nova mecânica permite fundir os personagens temporariamente em uma forma chamada Ouroboros para liberar Arts ainda mais poderosas.

Alguns aliados das diferentes colônias do jogo podem ajudar em combate. Eles são conhecidos como Heróis e, mesmo não sendo exatamente jogáveis, trazem uma certa vantagem em batalha. Aumentando o vínculo com eles será possível liberar classes exclusivas para sua equipe, como War Medic e Guardian Commander.

Quem são os personagens de Xenoblade Chronicles 3?

Na transmissão de hoje, a Nintendo também divulgou uma pequena descrição dos seis personagens principais de Xenoblade Chronicles 3. Do lado de Keves, teremos Noah, Eunie e Lanz. Já lutando por Agnus, estão Mio .

Noah

Noah, o Swordfighter

Grande protagonista da história, Noah conquistou o respeito e a confiança de seus amigos por seu cargo em Keves. Ele é responsável pelo rito de passagem dos guerreiros que morrem antes da hora no campo de batalha, tocando uma melodia para que suas almas façam a passagem em paz. Sua classe é Swordfighter.

Eunie

Eunie, a Medic Gunner

Eunie pode ser impetuosa e meio sem-noção, mas é delicada e tem um grande coração. Ela é a curandeira do grupo e usa um cajado para recuperar energia e ativar bônus aos seus aliados. Pertence a raça dos High Entia, introduzida no primeiro jogo. Sua classe é Medic Gunner.

Lanz

Lanz é Heavy Guard

Lanz é um cara briguento, pronto para defender seus amigos a todo custo. Ele é da classe Heavy Guard, que carrega um híbrido de espada e escudo. Tenta chamar atenção dos inimigos, resistindo a seus golpes, para ajudar seus aliados a sobreviver.

Mio

Mio, a Zephyr

Mio esconde um segredo: tem apenas mais três meses de vida. Ela tem um papel semelhante a Noah, responsável por trazer calma aos momentos finais dos mortos, porém ela é devota da nação de Agnus. Pertence a raça felina dos Gormotti, introduzida em Xenoblade 2. Sua classe é Zephyr, focada na evasão e contra-ataque.

Taion

Taion, o Tactician

Taion é o cabeça do grupo, extremamente racional e direto. Ele é um estrategista que está o tempo se esforçando para que a equipe não faça nada muito imprudente. Controla pequenos talismãs de papel que usa para defender seus aliados, enquanto pensa em uma tática melhor. Sua classe é Tactician.

Sena

Sena, a Ogre

Sena é a tsundere da equipe, isto é, uma baixinha envocada. Ela luta usando um enorme martelo e, apesar de sua baixa estatura, tem um tremendo poder físico. Está preocupada com o bem-estar de Mio, mexida por seus dilemas.  Sua classe é Ogre, focada em esmagar as defesas inimigas.

Quando é o lançamento de Xenoblade Chronicles 3?

Xenoblade Chronicles 3 tem previsão de lançamento para 29 de julho exclusivamente no Nintendo Switch. O jogo entrou em pré-venda hoje (22) e já pode ser adquirido no Nintendo eShop por R$299,00. Não há previsão de legendas ou dublagem em português.

Season Pass, DLCs e Amiibo

Expansão pode trazer conexão com o passado

No final da transmissão, foi confirmado que o jogo terá suporte a amiibos, os bonecos colecionáveis da Nintendo. Qualquer amiibo pode ser usado para gerar suprimentos, mas o do Shulk terá uma função especial — ao ser ativado, a espada da classe Swordfighter assumirá a aparência da clássica Monado, do primeiro game.

Além disso, o jogo ganhará novos conteúdos pagos através de um Passe de Expansão. Ao todo, serão quatro ondas de novidades, trazendo novos Heróis, trajes e missões secundárias entre julho de 2022 e dezembro de 2023. A última DLC acrescenta novidades a história e a arte promocional mostra as armas dos jogos anteriores. Será que teremos alguma conexão direta?

Xenoblade Chronicles 3 chega em 29 de julho ao Nintendo Switch.

Leia também: