Capa da Publicação

X-Men: Série animada dos anos 90 criou um personagem original por causa de problemas com a DC, entenda

Por Junno Sena

Responsável por apresentar os mutantes para boa parte do público, X-Men: A Série Animada é uma dessas pérolas que tem muito o que contar. Principalmente quando tratamos da escolha de personagens escalados para série. Com figuras icônicas, como Tempestade, Jean Grey e Vampira, a série também preferiu dar espaço para mutantes como Morfo, que quase foi cortado da animação por conta de brigas com a DC Comics.

Morto no primeiro episódio, mas ressuscitado por demanda popular, Morfo não é um dos personagens mais memoráveis da animação, mas sua inserção foi motivo de conflitos, que poderiam ter chego aos tribunais, com a DC Comics.

Isso por que o mutante conhecido como Morfo seria, na verdade, Changeling, um vilão metamorfo que lutou contra os X-Men e, até mesmo, teve um caminho de redenção ao ajudar Charles Xavier em um de seus planos.

O problema ao redor do personagem é que Changeling havia sido criado em 1968, mas, desde 1984, o herói conhecido hoje como Mutano havia recebido o nome de Changeling. O conflito de nomes levou os criadores da série animada a transformá-lo em “Morph” (Morfo na versão brasileira).

“Nós queríamos chamá-lo de Changeling, mas os advogados disseram não por conta de um dos personagens dos Jovens Titãs”, explicou o diretor e produtor Larry Houston. “E, mesmo que a Marvel tenha dado o nome ao personagem antes, os advogados disseram: ‘Não, apenas encontrem um novo nome’. Foi então que nasceu Morph, ele é idêntico ao Changeling, mas se chama Morph.”

Porém, evitar o nome não fez tanto sentido depois de um tempo. Isso por que Changeling acabou ficando no passado de Mutano, se tornando “Beast Boy”.

Essa não foi a única experiência da Marvel com conflito de nomes de personagens. Pelo contrário, “Capitão Marvel” foi um tópico delicado para a editora por um bom tempo. Além da Marvel ter registrado as marcas “Mulher-Hulk” e “Mulher-Aranha” antes mesmo de ter as personagens, com receio de que usassem utilizassem os nomes.

Enquanto isso, Morph não conseguiu manter seu lugar no mundo dos mutantes por muito tempo. Após sua estreia na animação, o mutante apareceu outras vezes na série e uma versão alternativa sua deu as caras no quadrinhos em 2001, na revista Exiles.

Aproveite e continue lendo:

Imagem de perfil
sobre o autor Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ.