X-Men: Evolution Temporada 5 – História, trajes, personagens e tudo o que sabemos sobre

Capa da Publicação

X-Men: Evolution Temporada 5 – História, trajes, personagens e tudo o que sabemos sobre

Por Gus Fiaux

Lançada no começo dos anos 2000, X-Men: Evolution se tornou uma das séries de super-heróis mais cultuadas de todos os tempos e ainda ajudou a introduzir a equipe mutante para uma legião de fãs, sobretudo no Brasil, onde todo o impacto cultural da série foi ainda maior que nos Estados Unidos.

A série teve apenas quatro temporadas e quase chegou a ter um quinto ano, antes de ser cancelada abruptamente por sua baixa audiência. Contudo, alguns vislumbres da quarta temporada e até mesmo entrevistas dos criadores ajudam a traçar o que exatamente aconteceria no quinto ano, com direito à adaptação de uma saga muito famosa das HQs!

Qual seria a trama da quinta temporada de X-Men: Evolution?

Boa parte da trama da quinta temporada de X-Men: Evolution teria sido revelada no final do quarto ano, quando Charles Xavier tem uma visão do futuro para os Filhos do Átomo. Sabemos que a série teria um salto temporal e iria lidar com uma versão bem diferente da equipe, com novos personagens e novas aventuras.

Até onde sabemos, havia planos para desenvolver um romance entre Ciclope Vampira, já que a mutante sempre demonstrou estar apaixonada por Scott Summers, que até então só tinha olhos para Jean Grey. Além disso, alguns novos heróis se juntariam de vez à equipe, como Homem de GeloX-23Colossus Gambit.

Magneto, que havia sido o maior vilão da série até então, entraria em uma jornada de redenção e passaria a liderar os Novos Mutantes, a pedido de Charles Xavier. Quanto ao próprio Professor X, havia rumores de que ele teria um papel bem menor na quinta temporada, o que aumentou as especulações de que ele teria partido junto com os Shi’ar, que até então não haviam sido introduzidos na animação.

Novos trajes para os mutantes!

A quinta temporada traria uma grande mudança no visual dos mutantes, e isso tudo tem um motivo. Com a estreia dos filmes dos X-Men pela Fox, um dos títulos mais vendidos dos quadrinhos da equipe era Ultimate X-Men, que por sua vez reimaginava os X-Men em um mundo mais “próximo” da realidade.

Esses quadrinhos trouxeram novos visuais para os mutantes, já que se passava em um universo alternativo da Casa das Ideias, e ao que tudo indica, a quinta temporada de X-Men: Evolution seguiria de perto esses visuais, através de trajes mais sóbrios e menos espalhafatosos.

A ideia é que boa parte da equipe usasse roupas em tons de azul e dourado/amarelo, como uniformes de fato. E vale lembrar que essa mudança já havia ocorrido anteriormente com o Wolverine, que apesar de ter começado na série com um traje bem fiel aos quadrinhos, aos poucos ganhou um novo visual mais simples.

Novos personagens

Ao longo dos anos, tivemos vários vislumbres de personagens que teriam sido apresentados na quinta temporada do desenho. Entre essas figuras, vale ressaltar que muitos teriam papéis trocados e passariam a ser heróis, enquanto nós veríamos novas ameaças se formando entre a equipe.

Heroínas psíquicas

A quinta temporada teria apresentado Emma Frost Psylocke, duas mutantes bem famosas das HQs, mas que teriam papéis totalmente opostos na série. Psylocke, por exemplo, seria uma Agente da S.H.I.E.L.D. e acredita-se que sua função seria infiltrar-se nos X-Men e roubar seus segredos para Nick Fury.

Já Emma Frost seria bem fiel às HQs, como a Rainha Branca do Clube do Inferno. Ela começaria a flertar com Ciclope graças aos seus poderes psíquicos, e seu plano era fazê-lo trair a equipe, levando-o diretamente para que fizesse parte do Círculo Interno do Clube do Inferno. Ambas tiveram seus visuais revelados por Steven E. Gordon, o artista conceitual da animação.

Força Federal

Irmandade dos Mutantes também passaria por uma grande transformação, conforme revelado na visão final de Charles Xavier, na quarta temporada do desenho. Ao que tudo indica, a equipe de vilões liderados por Mística se uniria à S.H.I.E.L.D. e ao governo americano, formando assim a Força Federal.

Algo bem similar aconteceu nos quadrinhos durante as décadas de 80 e 90, com a Irmandade dos Mutantes servindo como caçadores de mutantes para políticos extremistas dos EUA. E embora não saibamos ao certo quem estaria na Força Federal, Mercúrio Feiticeira Escarlate seriam presenças garantidas, de acordo com a visão do Professor X.

Sentinelas avançados

O final também mostra que os mutantes enfrentariam um grande risco de extinção graças ao desenvolvimento dos Sentinelas. Os robôs já haviam aparecido na série e sempre foram motivo para medo por parte dos Filhos do Átomo, mas teríamos uma versão ainda mais assustadora dessas máquinas de matar, o Nimrod.

Caso você não esteja habituado com os quadrinhos da equipe, os Nimrod são Sentinelas super desenvolvidos que são quase indestrutíveis. Eles são algumas das peças fundamentais na saga Dias de um Futuro Esquecido, e foram adaptados no cinema em 2014.

Uma força Sinistra

Além disso, a quinta temporada também apresentaria um personagem bem formidável dos quadrinhos, que seria um baita inimigo para os Filhos do Átomo. Nathaniel Essex seria um cientista que acabou se deparando com o todo-poderoso Apocalipse em suas andanças, e tentou conseguir ajuda do vilão para salvar sua esposa doente.

Nos quadrinhos, ele é o Senhor Sinistro, um cientista muito inescrupuloso que passou por várias mudanças em sua estrutura genética apenas para ficar mais parecido com os mutantes. Na série, acredita-se que ele seria humano durante a quinta temporada, mas que eventualmente ganharia um visual e poderes semelhantes aos das HQs.

Qual saga seria adaptada no quinto ano de X-Men: Evolution?

Por fim, temos a grande saga que seria adaptada na quinta temporada de X-Men: Evolution. Ao que tudo indica, a série pretendia trabalhar de fato com a Saga da Fênix Negra, como é demonstrado no final do quarto ano, com Jean Grey ficando muito poderosa e insana na visão de Charles Xavier.

Considerada uma das maiores histórias dos X-Men nas HQs, a saga já foi adaptada duas vezes no cinema e também já ganhou uma versão bem fiel em X-Men: A Série Animada. Com Jean Grey sendo transformada em um ser extremamente poderoso, ela se afastaria de seus colegas.

Isso, por exemplo, justificaria o romance desenvolvido entre Ciclope Vampira. Contudo, nunca soubemos se a versão do desenho traria as mesmas ideias dos quadrinhos, com a Força Fênix sendo uma entidade cósmica muito poderosa, ou se seria apenas uma manifestação dos poderes reprimidos de Jean, como foi adaptado nos cinemas em X-Men: O Confronto Final X-Men: Fênix Negra.

X-Men: Evolution está disponível no HBO Max.

Abaixo, veja também: