Wolverine: Marvel já explicou como Logan conseguiu a sua máscara icônica nos quadrinhos

Capa da Publicação

Wolverine: Marvel já explicou como Logan conseguiu a sua máscara icônica nos quadrinhos

Por Junno Sena

Uniformes sempre foram uma categoria polêmica nos quadrinhos. Entre mudanças para os cinemas, adaptações e recriações nada práticas, algo que permaneceu ao longo dos anos foi a máscara icônica de Wolverine. O que poucos sabem é que seu uniforme nem sempre foi assim. E, para explicar a mudança, Roy Thomas e Dave Wachter deram uma nova origem para a peça em X-Men Legends (Lendas X-Men em tradução literal).

Criado como um antagonista para o quadrinho do Incrível Hulk em 1974, o estilo de Wolverine não era muito diferente do clássico amarelo e azul. A grande diferença é a máscara. Feita por John Romita Sr., a máscara original estava mais próxima a do animal o qual o herói ganhou o nome, o glutão.

Ao invés de longas tiras pretas se transformando em orelhas, a máscara era mais discreta, contornando os olhos de Logan. E finas listras escuras contornavam o redor da boca, mimetizando os “bigodes” do animal.

A máscara do Wolverine em sua primeira aparição

Wolverine apenas ganharia uma atualização no visual em 1975, na Giant Size X-Men #1 (publicado no Brasil como X-Men: A Segunda Gênese), de Len Wein e Dave Cockrum. A máscara minimalista daria espaço para as grandes e pontudas tiras ao redor dos olhos que, agora, ficariam completamente brancos.

Origem da máscara do Wolverine

Em X-Men Legends #2, descobrimos que a mudança de visual envolvia o vilão Mesmero e uma versão do mutante Fera. No quadrinho, descobrimos que, após Mesmero fugir de uma organização chamada Império Secreto, ele toma controle da mente de Fera e o força a trabalhar junto a ele com uma fantasia de Halloween, sob o nome de Wildlife (Vida Selvagem em tradução literal).

A primeira missão de Mesmero e Vida Selvagem é invadir os Laboratórios Brand e roubar uma poderosa arma. Durante o ataque, eles encontram Wolverine e Jack, o Diamante Vivo. Após nocautearem o vilão, Fera acorda de seu transe e tenta salvar Linda Donaldson, que trabalhava no laboratório e era um interesse romântico do mutante.

No processo, tanto Fera quanto Linda são nocauteados e Diamante Vivo quase os mata. Wolverine, para impedi-lo, enfia ambas as garras nas costas de Diamante e o mata. Com a ameaça eliminada, Logan repara que sua máscara está completamente rasgada. Ele decide tirar a máscara do Fera nocauteado e a utiliza como sua, revelando o icônico visual do Wolverine que conhecemos hoje em dia.

Cena de X-Men Legends #2

X-Men Legends tem servido como uma maneira de retornar as raízes dos X-Men, assim como responder perguntas que nenhum fã havia questionado anteriormente.

X-Men Legends #3 chega as prateleiras americanas no dia 26 de outubro.

Aproveite e continue lendo: