What If: Qual é a raça do Vigia dentro do Universo da Marvel?

Capa da Publicação

What If: Qual é a raça do Vigia dentro do Universo da Marvel?

Por Chris Rantin

Em What If…? os fãs do Universo Cinematográfico Marvel conheceram Uatu, o mais famoso dos Vigias, parte de uma raça cósmica conhecida por testemunhar os principais eventos do universo. Mas qual é espécie dessas criaturas? Um novo quadrinho da Marvel finalmente respondeu essa questão, mostrando um pouco do passado dos Vigias.

Em Fantastic Four: Reckoning War Alpha #1, novo evento do Quarteto Fantástico nos quadrinhos, estamos prestes a ver uma guerra que pode ameaçar todo o multiverso dos quadrinhos da Marvel. A escala do confronto é tão grandiosa que até mesmo base de Uatu na Lua foi destruída pelos vilões.

É por isso que Reed Richards, o Senhor Fantástico, vai até lá para investigar o que aconteceu. Em meio aos destroços, ele descobre a história de origem dos Vigias — que antigamente faziam muito mais do que apenas vigiar os eventos do multiverso. Dotados da capacidade de transformar seu corpo em luz e viajar pelo universo instantaneamente, eles foram cultuados como Deuses por povos alienígenas primitivos, auxiliando no avanço tecnológico de algumas espécies. E foi assim que a espécie passou a ser conhecida como Os Luminosos.

Então, Uatu conta a própria história do seu povo:

“Houve um tempo quando o resto do universo ainda era jovem, e ainda assim, meu povo havia avançado antes de todos os outros. Nós podíamos transformar nossos corpos em luz e viajar para qualquer lugar que desejássemos em um piscar de olhos. E onde quer que fossemos, eles nos chamavam de Os Luminosos. Nós não éramos os Vigias na época. Como poderíamos ser quando havia tanto para se ver e fazer?

 

Nós acreditávamos que éramos gentis e generosos, e nós desejávamos que os outros compartilhasse da nossa magnanimidade. Os primitivos olhavam para nós e nós falávamos: ‘Viemos trazendo presentes!’ E em nossa arrogância, nós encontrávamos muita satisfação com as civilizações que ascenderam por nossa causa. Uma pérola entre as estrelas era o planeta Prosilicus. Seria o primeiro de muitos mundos que iríamos elevar, ou assim nós pensávamos…”

Antes de serem Vigias, os Luminosos interferiram nas civilizações

O problema é que ao elevar os mundos com seus poderes, os Luminosos acabaram introduzindo ferramentas que passaram a ser utilizadas para a guerra. Prosilicus se tornou um planeta conquistador, espalhando sua conquista pelo universo com muita violência. Assim, diante dos horrores causados, os Luminosos tiveram que isolar o planeta do resto do universo.

A partir desse ponto, os Luminosos decidiram que não poderiam continuar interferindo no multiverso. Jurando que não fariam mais isso, eles aprenderam com os erros do passado e passaram a ser apenas Vigias.

E ai, o que você achou dessa revelação? Comente!

Fantastic Four: Reckoning War #1 está à venda nas bancas norte-americanas, sem previsão de publicação no Brasil.

Abaixo, veja também: