Wandinha: Por que personagem de A Família Addams se chama Quarta-Feira em inglês?

Capa da Publicação

Wandinha: Por que personagem de A Família Addams se chama Quarta-Feira em inglês?

Por Jaqueline Sousa

Quando obras são traduzidas ou dubladas aqui no Brasil, é comum que alguns nomes de personagens também passem pelo processo de tradução para garantir uma maior identificação com a nossa realidade. Com a Wandinha da Família Addams, por exemplo, não foi diferente. Enquanto a conhecemos como o nome citado, no original ela é conhecida como Wednesday, que significa Quarta-Feira em português. Mas por quê?

Tudo começou com Charles Addams, o criador dos quadrinhos de 1930 que contam a história da família mórbida. Para que Wandinha (ou Wednesday/Quarta-Feira) ganhasse vida, o cartunista se inspirou em uma canção de ninar norte-americana chamada Monday’s Child (Criança da segunda-feira, em tradução livre), de 1838.

A canção se tornou bastante popular na época por seu teor de adivinhação e, embora tenham diversas versões da mesma música, sua essência basicamente dizia como seria o futuro de uma criança de acordo com o dia da semana em que nasceu.

O nome da Wandinha, ou Wednesday Addams no original, foi inspirado em uma canção de ninar.

O problema é que todos os dias apresentavam características positivas, menos a quarta-feira. De acordo com a canção “a criança de quarta-feira está cheia de angústias” (via CBR). Já dá para começar a entender o porquê da personagem ter esse nome, não é?

Conhecida por seu senso de humor sombrio, as roupas pretas e estética gótica, é claro que o nome de Wandinha também teria um significado mórbido e característico da energia da Família Addams. No verso original da canção (Wednesday’s child is full of woe), a palavra “woe” pode ser traduzida como angústia, mas também podemos utilizar termos como “aflição” e “infortúnio”. Características essas que podemos notar na personalidade dela.

Gostou de saber sobre a origem do nome da Wandinha? Então, não deixe de conferir o nosso vídeo sobre o assunto no TikTok:

@legiaodosherois Quem mais está ansioso pra série da Wandinha? 😍 #Wandinha #Wednesday #Netflix ♬ som original – Legião dos Heróis

Wandinha já está em exibição na Netflix.

Aproveite também: