Uncharted é banido no Vietnã por causa de cena com mapa controverso, entenda

Capa da Publicação

Uncharted é banido no Vietnã por causa de cena com mapa controverso, entenda

Por Arthur Eloi

Um dos desafios que o cinema global encontra é o fato de que cada país e cultura têm sensibilidades diferentes. Além de casos de censura a temas sensíveis, há também algumas complicações internacionais tão específicas que podem até ser desconhecidas do grande público, mas que podem causar dores de cabeça para a distribuição em determinados territórios. A Sony Pictures acabou de esbarrar em um dos calos do Vietnã com Uncharted.

O filme, que adapta a franquia da Naughty Dog e traz Tom Holland como o explorador Nathan Drake, ainda não foi lançado em países do sul asiático, mas já foi banido no Vietnã. O motivo é uma breve aparição de um mapa mundi com o território da China acompanhado pela infame imagem conhecida como a linha das nove raias.

Para contextualizar, a linha das nove raias é uma técnica que costuma dar as caras em mapas feitos na China, e é uma forma sutil do país demonstrar seu alcance territorial ao demarcar espaços marítimos do Vietnã, Taiwan Filipinas e Malásia como se fossem seus, traçando os oceanos vizinhos dessas nações com raias vermelhas para indicar autoridade.

Pior ainda é o fato de que a afirmação territorial da China foi recusada em 2016, mas o país segue até hoje ignorando a decisão oficial e ameaçando a atividade marítima de seus vizinhos. Pense como uma versão mais intensa da briga dos argentinos e britânicos pelo nome das Ilhas Malvinas/Falkland.

É uma prática utilizada pela China desde 1947, e sua representação na mídia é fortemente repudiada nos países citados. Assim, quando Uncharted mostra os mares como território chinês, foi o bastante para o governo do Vietnã decidir não lançar o filme nos cinemas.

Um exemplo de mapa com a linha das nove raias, que demarca o oceano do sul da China como território chinês

O Departamento Vietnamita de Cinema, em comunicado assinado pelo chefe Vi Kien Thanh, afirmou apenas que “o filme foi banido de ser distribuído após o departamento assistir e encontrar cenas com a infame linha de nove raias”. Há ainda a opção de cortar ou alterar as imagens para permitir o lançamento, mas é difícil imaginar que a Sony vá bater cabeça com a China, país cuja bilheteria é 50 vezes maior que a do Vietnã, segundo o Hollywood Reporter.

Essa não é a primeira vez que produções norte-americanas pisam nos calos dos vietnamitas. A animação Abominável (2019), da DreamWorks, também foi banida no país por conta da infame linha de nove raias, e o mesmo ocorreu com a série Pine Gap, da Netflix. Uncharted não foi o único, e dificilmente será o último, se isso significar não desagradar os oficiais e espectadores chineses.

No Brasil, Uncharted segue em cartaz nos cinemas – confira aqui a nossa crítica.

Aproveite e veja também: