Tudo o que você precisa relembrar antes de assistir Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Capa da Publicação

Tudo o que você precisa relembrar antes de assistir Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

Por Gus Fiaux

Com estreia prevista para essa quinta-feira (14), Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore é o mais novo filme ambientado no Mundo Bruxo. Dessa vez, nos reunimos com Alvo Dumbledore Newt Scamander enquanto os dois tentam deter a ascensão de um dos bruxos mais perigosos que já existiu: Gerardo Grindelwald.

Levando em conta que o último filme da saga – Os Crimes de Grindelwald – foi lançado há quase quatro anos, ainda em 2018, sabemos que muitos fãs podem não se lembrar exatamente do que aconteceu até aqui. Mas não tema! Para isso, separamos tudo o que você precisa saber antes de assistir Animais Fantásticos 3!

Na imagem, da direita para a esquerda: Queenie abraça Jacob, enquanto empunha uma varinha. Tina aparece de perfil. Newt está no centro, empunhando sua varinha. Percival Graves encara ao lado de Newt, ameaçador. Ao fundo, temos ainda Mary Lou Barebone, Credence Barebone com uma expressão triste e Seraphina Picquery com um chapéu enfeitado.

Animais Fantásticos e Onde Habitam, o primeiro filme da franquia, foi lançado em 2016.

Animais Fantásticos e Onde Habitam

Em 1926, Newt Scamander desembarca nos Estados Unidos com uma missão. Ele é um magizoologista – ou seja, estuda e cataloga criaturas mágicas – vindo da Inglaterra a pedido de Alvo Dumbledore. Sua missão é encontrar e investigar pistas sobre o paradeiro de Gerardo Grindelwald, bruxo maligno que fugia das autoridades mágicas.

Enquanto segue os passos de Dumbledore, Scamander encontra alguns aliados e acaba enfrentando problemas. Sua maleta, que serve como um grande “viveiro” para animais mágicos, foi aberta e vários de seus bichos escaparam. Ao saber disso, ele conta com a ajuda de seus amigos para encontrar e recapturar essas criaturas.

Paralelamente, conhecemos mais do MACUSA – o Ministério da Magia dos Estados Unidos, onde Tina Goldstein trabalha. Um dos bruxos que também servem à organização é Percival Graves, que começa caçando Newt e seus aliados, apenas para descobrirmos que ele tem um papel mais obscuro a desempenhar aqui.

Por fim, outra figura que se destaca na história é Credence Barebone, um menino com potencial mágico, mas que nunca aprendeu a controlar a magia. Por conta disso, ele é um Obscurus – um ser capaz de se transformar em uma perigosa massa destrutiva, que aniquila tudo em seu caminho. Credence logo se vê envolvido na missão de Newt.

Newt Scamander e sua turma

Newt Scamander é ex-aluno de Hogwarts, vindo da casa Lufa-Lufa. Ele se junta a aliados improváveis para fazer sua missão nos Estados Unidos. A primeira delas é Tina Goldstein, uma bruxa que trabalha no MACUSA e é bem conhecida por ser uma Auror – uma bruxa que captura bruxos das trevas, quase a polícia do mundo mágico.

Junto de Tina, temos sua irmã, Queenie Goldstein, que é feliz e está sempre disposta a dar tudo de si. Apesar de não ter muito contato com o mundo exterior, ela é uma poderosa legilimente – ou seja, é capaz de ler pensamentos e memórias de outras pessoas sem muito esforço.

Por fim, temos Jacob Kowalski, um trouxa (no-maj nos Estados Unidos) que acaba se envolvendo no grupo depois de uma desventura no banco de Nova York. Apesar de não ter muito conhecimento de magia, ele acaba encantado pelo mundo mágico e desenvolve um forte laço com Queenie. Infelizmente, sua mente é apagada ao fim do filme.

Credence Barebone e seu segredo

Nas ruas de Nova York, uma mulher prega sobre o perigo das bruxas e como elas devem ser aniquiladas com fúria e dedicação pelos verdadeiros fiéis. Seu nome é Mary Lou Barebone, e ela comanda uma organização chamada de Sociedade Filantrópica de Nova Salém. Além disso, ela tem vários “filhos” adotivos, que se juntam à sua causa.

Um desses filhos é Credence Barebone, um menino retraído e assustado, que nunca deixa suas emoções virem à tona. Ele é um Obscurus – uma pessoa que nasceu com sangue mágico, mas por ser oprimido a vida toda, acabou internalizando esses poderes. A magia bruta o transforma em um ser caótico, composto de energia pura.

Ao longo do filme, Credence aparece conversando com Percival Graves, que tenta utilizá-lo como seu informante, sem saber de todo o potencial mágico do garoto. No fim, ele acaba perdendo o controle e causa uma devastação colossal em Nova York, até ser “morto” por membros do MACUSA. É lógico, ele sobrevive.

O mistério de Gerardo Grindelwald

Ao longo do filme, o principal antagonista é Percival Graves, um bruxo que trabalha em alto cargo no MACUSA e parece estar em busca de Gerardo Grindelwald, que de acordo com notícias, fugiu para os Estados Unidos. Ele persegue e importuna Newt Scamander e seu grupo – e em dado momento, sentencia ele e Tina à pena de morte.

Porém, ao fim do longa, nós temos a revelação final. Após usar um feitiço, Newt descobre que Percival é o próprio Gerardo Grindelwald. Seu plano, pelo que sabemos, era capturar o Obscurus e usá-lo como arma, sem nem sequer saber que Credence era essa pessoa. Eventualmente, ele é preso graças aos esforços de Newt e do MACUSA.

Na imagem, vemos Newt Scamander no centro e Alvo Dumbledore atrás dele, de costas. Ao fundo, vemos luzes formando o símbolo das Relíquias da Morte - um triângulo, um círculo e uma linha reta circunscritos.

Alvo de críticas dos fãs e do público, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald foi lançado em 2018.

Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald

Um ano após os eventos do primeiro filme, em 1927, Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald segue Newt Scamander em uma nova missão: dessa vez, o próprio Alvo Dumbledore o designa para achar Credence Barebone e trazê-lo aos seus cuidados. O garoto agora vive nas ruas de Paris, com uma mulher chamada Nagini.

Enquanto isso acontece, Gerardo Grindelwald finalmente conseguiu escapar de sua prisão no MACUSA e viaja livremente pelo mundo, juntando aliados para sua causa – inclusive figuras muito importantes para o grupo de Newt. Isso acaba trazendo consequências severas para a jornada do bruxo, culminando em uma declaração de guerra.

Dumbledore aparece pela primeira vez aqui, ainda lecionando na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. No entanto, ele parece estar de mãos atadas quanto a lutar contra Gerardo Grindelwald, graças a um pacto de sangue que os dois fizeram no passado. Eventualmente, ele pede que Newt capture um pingente que contém o pacto mágico.

E quanto a Credence, temos mais desenvolvimento acerca de suas origens. Inicialmente, acreditamos que ele é um membro da família Lestrange, mas ao fim do filme, ao se juntar com Grindelwald, ele descobre que seu verdadeiro nome o conecta com um dos maiores bruxos de todos os tempos.

Uma nova missão

Dessa vez, Newt Scamander está sozinho em uma nova missão. Ele precisa encontrar Credence Barebone, que sobreviveu ao final do filme anterior e está vagando em Paris. Porém, ele logo encontra uma figura do passado: Tina Goldstein, que foi enviada para a Europa para encontrar e capturar Gerardo Grindelwald.

Enquanto isso, Queenie Goldstein passa muito tempo remoendo o feitiço colocado em Jacob Kowalski, que foi responsável por apagar a mente do trouxa. Com esse sentimento internalizado, ela perde o controle de seu poder de ler mentes, e acaba sendo seduzida pelo discurso maligno de Grindelwald.

Quanto a Jacob, ele acaba se lembrando de tudo por conta de Queenie. Os dois ficam juntos por um tempo, mas após uma discussão se separam – e é aí que Queenie corre para o lado de Grindelwald. Jacob, por sua vez, continua lado a lado com Newt e o ajuda em sua nova missão, por mais que não saiba muito o que fazer em meio a bruxos poderosos.

A ascensão de Grindelwald

Como dito, Gerardo Grindelwald fugiu de sua prisão na MACUSA e logo se instalou na Europa, onde passou a convocar bruxos e bruxas para cumprir seus planos. Sua principal ideia é expor a comunidade mágica, de forma que os feiticeiros não precisem mais viver escondidos com medo das consequências.

Ele acredita fielmente na supremacia bruxa e faz de tudo para que os bruxos possam viver como dominantes na sociedade, enquanto trouxas serviriam como escravos. Nessa época, ele também já havia conquistado o poder da Varinha das Varinhas, uma das três Relíquias da Morte, que permite seu usuário ser quase invencível.

O papel de Alvo Dumbledore

Alvo Dumbledore faz sua estreia nesse filme, onde o vemos como um simples professor de Defesa Contra as Artes das Trevas em Hogwarts. Apesar disso, sua principal tarefa extracurricular é encontrar Credence e salvá-lo das garras de Grindelwald.

Como já é previsto no cânone da franquia, Dumbledore e Grindelwald se enfrentam em 1945, em um grande duelo. Até o momento, Dumbledore foge de qualquer evento associado ao bruxo das trevas, porque os dois eram amantes no passado e fizeram um pacto de sangue para nunca ferir um ao outro.

Vale lembrar que boa parte do plano de Gerardo Grindelwald acaba se entrelaçando com a política “trouxa”, e isso gera o estopim para a Segunda Guerra Mundial. No cânone da saga, ele foi responsável por financiar e dar ideias para que os humanos lutassem entre si e provocassem uma grande destruição.

Segredo revelado

Credence passa boa parte do filme ao lado de sua fiel amiga Nagini – sim, é essa Nagini que você está pensando! Atraído pelos mistérios de seu passado, ele tenta buscar respostas para sua origem e entender melhor quem é. Porém, sua vida é colocada em risco conforme ele tenta descobrir se faz parte da Família Lestrange.

Ao fim, ele e Nagini acabam sendo convidados para a grande assembleia promovida por Gerardo Grindelwald, que expõe seus planos para o mundo. Credence se decide juntar a Grindelwald, mesmo contra os pedidos de Nagini, e no fim descobrimos que seu verdadeiro nome é Aurélio Dumbledore.

Ao fundo, vemos a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts contra a luz do sol, rodeada por florestas, montanhas e um lago. Na frente, uma fênix flamejante voa em direção ao castelo.

Após quatro anos de espera, Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore finalmente está chegando aos cinemas.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore

O terceiro filme da saga se passa em 1932, cerca de cinco anos após os eventos de Os Crimes de Grindelwald. Dessa vez, acompanhamos Newt Scamander em uma nova aventura enquanto tenta proteger um animal mágico, o Qilin. Porém, um desses seres é sequestrado pelos acólitos de Grindelwald, incluindo Credence.

Eventualmente, Alvo Dumbledore monta um novo esquadrão para tentar deter os avanços de Grindelwald e de seus seguidores, mesmo sabendo que uma catástrofe é iminente. Enquanto isso, o Mundo Bruxo entra em tensão com as eleições para o cargo supremo da Confederação Internacional dos Bruxos.

De um lado, Newt, Alvo e seus aliados precisam deter essa ascensão maligna, mas o bruxo das trevas tem seus planos em dia e pretende tomar o controle da sociedade bruxa – nem que seja a força. E isso faz com que Dumbledore tenha que enfrentar demônios e fantasmas de seu passado enquanto busca absolvição.

O esquadrão de Dumbledore

O filme reúne vários personagens que já tinham sido apresentados com alguns rostos novos. Newt Scamander é o líder do esquadrão selecionado a dedo por Alvo Dumbledore, reunindo junto de si Jacob Kowalski (que agora possui uma varinha mágica) e Teseu Scamander, seu irmão mais velho, que já conhecemos no segundo filme.

Além deles, teremos também a bruxa americana Eulalie “Lally” Hicks, uma respeitada professora na Escola de Ilvermorny (a Hogwarts dos EUA); e Yusuf Kama, um bruxo francês de ascendência senegalesa que no passado já havia tentado matar Credence Barebone.

Tina Goldstein não apareceu em nenhum material promocional do filme, mas acredita-se que ela tenha uma pequena participação na trama, já que a atriz está creditada no longa. Quanto a outros personagens que podemos esperar para ver, temos Aberforth Dumbledore, o irmão mais novo de Alvo.

Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore estreia no dia 14 de abril.

Abaixo, veja também: