O mistério de Tsugumi Ohba: Quem é o criador de Death Note e por que ele usa um pseudônimo?

Capa da Publicação

O mistério de Tsugumi Ohba: Quem é o criador de Death Note e por que ele usa um pseudônimo?

Por Flávia Pedro

Como é possível uma obra ser tão conhecida a mais de uma década e, ainda assim, não termos nenhuma pista sobre a verdadeira identidade de quem a criou? Isso é algo até que comum para alguns mangakás japoneses, inúmeros preferem assumir um pseudônimo pra preservar suas identidades e com Tsugumi Ohba, criador de Death Note, não foi diferente. Mas quais são as informações que temos sobre o autor?

Tsugumi Ohba é o autor do mangá de Death Note (seu título de maior sucesso), ao lado de Takeshi Obata, o ilustrador com quem trabalhou durante toda a obra. Na história acompanhamos Light Yagami, um adolescente que começa como um justiceiro, passa para o lado anti-herói e por fim vira o vilão de sua própria história.

Light Yagami, protagonista de Death Note

Light possuía um caderno onde qualquer um que tivesse seu nome anotado lá seria morto num curto espaço de tempo, enquanto L, outro personagem que tem grande destaque na obra nunca teve seu nome revelado. O que é um detalhe curioso já que o próprio autor nunca revelou nem seu rosto e nem seu nome, não sabemos nem se ele é homem ou mulher (apesar de já ter se referido a si mesmo em algumas revistas utilizando pronomes masculinos).

Praticamente, o que temos de informação sobre Ohba são suas convicções, seus depoimentos sobre sua obra principal – Death Note – e algumas informações em volumes de seus mangás. (via Inverse)

Vamos reunir as principais aqui para que possamos entender mais sobre o autor, já que seu nome e rosto são desconhecidos:

No volume 13 da enciclopédia de Death Note ele deu alguns depoimentos onde dizia “Todos os seres humanos eventualmente morrerão e nunca mais voltarão à vida, então vamos dar tudo de nós enquanto estivermos vivos” e concluía seu pensamento com “nenhum humano tem o direito de julgar as ações de outro” e que “ninguém deve brincar de Deus”.

O autor também revelou que não pensou muito sobre a estrutura de Death Note, não elaborando tudo o que iria escrever. De acordo com Ohba:

“Eu não pensei muito em assuntos como ‘vida e morte’ ou ‘justiça e mal'”. “Eu escrevi a história esperando que fosse um bom entretenimento.”.

Takeshi Obata, o ilustrador de Death Note

Ele também já falou sobre sua parceria com Obata, sempre tratando seu colega de trabalho como um excelente profissional e alguém com quem tem o prazer de trabalhar, pois admira muito seu talento:

“Minha impressão de Obata Sensei é que ele é uma pessoa muito séria e sensível. Não consigo expressar a sorte que tive de tê-lo fazendo a arte da minha série. Não posso fingir que sei tanto que posso dizer que ele melhorou e de que maneira, mas acredito que sua capacidade de se expressar através da arte continua cada vez melhor.”

Fora essas declarações, alguns fãs suspeitam de que Tsugumi na verdade é Hiroshi Gamou, o autor de uma outra série de mangá “Tottemo! Luckyman“, isso porque existem algumas referências dessa história no mangá de Death Note, mas nada que fosse confirmado.

O mistério sobre o autor de um dos mangás e animes mais populares dos anos 2000 continua e é difícil saber quem é a pessoa por trás da obra, provavelmente nunca descobriremos, mas as especulações dos fãs não vão cessar nem tão cedo.

Confira também: