Capa da Publicação

Top Gun 2: Estúdio pode estar sendo processado por causa de novo filme, entenda

Por Junno Sena

Após diversos adiamentos, Top Gun: Maverick chegou aos cinemas, porém, junto de sua estreia, um processo judicial bateu na porta dos estúdios da Paramount. De acordo com a medida legal, o estúdio não possui mais os direitos sobre a franquia que traz o piloto naval interpretado por Tom Cruise.

Em uma matéria publicada pela Puck News, o veículo noticiou que o processo foi submetido à Corte Federal da Califórnia no dia 6 de junho por Shosh e Yuval Yonay. Os dois são herdeiros, respectivamente esposa e filho, de Ehud Yonay, autor do artigo publicado pela revista California que serviu de base para o roteiro do filme de 1986.

De acordo com a família Yonay, eles recuperaram os direitos autorais do artigo em 24 de janeiro de 2020, enquanto a Paramount ignorou seus direitos, seguindo com a produção da sequência lançada este ano.

Os requerimentos dos Yonay segue uma sequência de adiamentos de Top Gun: Maverick. A equipe de fotografia do novo filme começou seu trabalho em 2018, por exemplo, enquanto o longa devia ter sido lançado em julho de 2019. Mas então, adiada para 2020, o ano da pandemia do COVID-19. Com os cinemas fechados, uma nova data foi marcada para julho de 2021, então para novembro e, por fim, maio de 2022.

Página da revista California com o artigo de Ehud Yonay

Não se sabe ao certo, mas é possível que alguns desses adiamentos tenham ocorrido por conta das tentativas da família de Ehud Yonay retomarem os direitos da obra. De qualquer forma, essa não é a primeira vez que Hollywood está enfrentando problemas com herdeiros dos direitos de produções de sucesso.

A Marvel, por exemplo, tem sofrido com alguns processos judiciais vindo de parentes de Stan Lee e Steve Ditko, dizendo que o estúdio precisa renegociar os direitos de uso e imagem para futuras adaptações.

O maior problema do caso de Top Gun: Maverick é que, mesmo que a produção tenha iniciado em 2018, o longa chegou ao público apenas em 2022, dois anos após os Yonay adquirirem os direitos autorais de Top Gun.

A sequência de Top Gun tem sido uma das grandes estreias do ano, sendo aclamado tanto pela crítica quanto pelo público. O longa traz de volta Tom Cruise em seu papel como Pete “Maverick” Mitchel, além de Val Kimer, Miles Teller, Jennifer Connely e outros no elenco.

Top Gun: Maverick está disponível somente nos cinemas.

Aproveite e continue lendo:

Imagem de perfil
Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ. Ele | Elu