Titãs: Anna Diop, a Estelar, denuncia racismo nos bastidores da série

Capa da Publicação

Titãs: Anna Diop, a Estelar, denuncia racismo nos bastidores da série

Por Gus Fiaux

Lançada em 2018, Titãs conta a história de vários jovens heróis da DC Comics, em uma versão repaginada dos Titãs das HQs. Uma personagem que se destaca é Estelar, vivida por Anna Diop. Porém, a atriz recentemente revelou algumas frustrações com os bastidores da série, denunciando um racismo velado durante a produção.

Em uma recente entrevista para o LAist (via Anna Diop Brasil), a atriz comentou sobre os problemas nos bastidores de Titãs. De acordo com ela, um dos maiores incômodos era a forma como era iluminada em suas cenas, já que a fotografia sempre a deixava escurecida e pouco visível, sobretudo nas cenas em que outros personagens estavam presentes:

“Eu trabalhei em uma série, vamos chamá-la de ‘Titãs’ […] Quando a primeira temporada foi lançada, eu assisti e fiquei bem decepcionada com a forma que minha pele estava sendo iluminada nas cenas, com a forma que me viam, eu era iluminada de uma forma bem ruim e nada lisonjeiro. Eu então fui conversar com a equipe durante a pré-produção da segunda temporada e contei como me sentia em relação a isso, à iluminação na primeira temporada e como poderíamos remediar isso.”

Ao falar com um dos diretores de fotografia da série, Diop recebeu uma resposta nada agradável. Ela não cita nomes, mas diz que o responsável pela iluminação disse que teria que “escolher” entre quem iluminar, e por isso priorizava personagens brancos:

“E a resposta que eu tive veio do diretor de fotografia, que disse ‘bem, quando você está em uma cena com seus colegas de elenco que são brancos (tirando o Ryan [Potter] que é meio-branco e meio-japonês), eu tenho que priorizar ou escolher iluminá-los melhor que você’. E bem, como se responde a algo assim? E então, eu continuei a ser iluminada da forma errada, e é triste porque é uma mulher negra.”

Diop esteve presente nas quatro temporadas da série lançadas até o momento, e por mais que ela não cite quais delas mantiveram os problemas de iluminação, não é de hoje que fãs negros reclamam da forma como a heroína é vista em suas cenas, especialmente com o filtro escuro da produção.

Anna Diop questionou a iluminação usada para a sua personagem.

Diop conclui seu relato falando sobre a dificuldade encontrada em sua vida profissional, sobretudo com Titãs. Para ela, é um sentimento frustrante continuar a se sentir invisível, mesmo estando em uma série assistida por milhões de pessoas:

“Eu passei uma boa parte da minha vida sendo invisível […] e agora, estou na frente das câmeras, na casa de milhões de pessoas e continuo invisível. É frustrante e desanimador.”

Vale ressaltar que os casos de racismo contra Anna Diop não aconteceram apenas dentro da produção, mas também fora dela. Quando a atriz foi anunciada no papel de Estelar, vários fãs fizeram boicotes e começaram a persegui-la nas redes sociais.

A quarta temporada de Titãs está disponível no HBO Max.

Abaixo, confira também: